CORONAVÍRUS

Geral

'Podemos ter um aumento no número de alunos fora da escola', afirma secretário de Educação do ES

Junto com o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário anunciou o lançamento do programa EscoLAR

Foto: Divulgação

Em coletiva na tarde desta terça-feira (14), junto com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, anunciou o lançamento do programa EscoLAR, que vai permitir que estudantes das escolas públicas da Rede Estadual tenham acesso às aulas disponíveis em sites e aplicativos online, para que possam dar continuidade ao ano letivo de 2020.

"Essa pandemia do coronavírus tem impacto em várias áreas, não só na saúde, que é a mais evidente, mas também na educação. E alguns desses impactos são muito perceptíveis. O primeiro deles, lógico, é o fechamento das escolas. E uma vez que toda estratégia da educação pública se baseia na escola, quando ela é fechada há uma série de desdobramentos também como impactos negativos", afirmou Vitor.

Durante a coletiva, o secretário  disse ainda que um dos efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus é o aumento da evasão escolar.

"Um efeito negativo que muito possivelmente acompanharemos mundo afora é o aumento da evasão. Então tudo indica que poderemos ter aumento no número de alunos fora da escola e nosso nosso esforço é para também mitigar essa sequência", completou. 

PROGRAMA ESCOLAR

O Programa EscoLAR foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (02) e  instituído pela Secretaria da Educação (Sedu), através da Portaria nº 048-R e contempla os recursos que irão apoiar as escolas e os professores a continuarem o processo de ensino e aprendizagem por meio da complementação dos conhecimentos já adquiridos e do desenvolvimento de novas aprendizagens pelos estudantes favorecendo, ainda, o reforço escolar.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, as atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) consistem em atividades escolares vinculadas ao desenvolvimento de conteúdos previstos nos documentos curriculares propostos pela Sedu e que sejam previamente planejadas e elaboradas pelo professor, acompanhadas e coordenadas pela equipe pedagógica da escola, com o intuito de serem ofertadas aos estudantes fora do ambiente escolar.

“A criação deste programa, neste contexto da pandemia do Coronavírus, é importante, pois permite sistematizar as atividades e as nossas ações, nesse momento em que as escolas se encontram fechadas. Nós necessitamos desenvolver as atividades à distância, com uso de tecnologia ou não. O programa EscoLAR poderá, também, se estender a médio e longo prazo em outras ações, a exemplo de aulas de reforço, que poderão bem ser feitas à distância", disse.

O conteúdo curricular foi reorganizado para atender as necessidades dos alunos em cada nível, etapa e modalidade de ensino da Educação Básica, considerando a proposta curricular do Espírito Santo.

As unidades escolares poderão, também, utilizar outros recursos disponíveis para estabelecer a mediação da aprendizagem com os estudantes, inclusive, com momentos online, para esclarecimento de dúvidas e/ou apoio na resolução das atividades, como: grupos no WhatsApp, Telegram ou Facebook; fóruns no Google Sala de Aula; e-mails; entre outros. 

Pontos moeda