Geral

Após manifestação, ônibus do Transcol começam a circular na Grande Vitória

Rodoviários reivindicam prioridade na fila de vacinação contra covid-19

Foto: Arleson Schneider / TV Vitória

Após uma manhã de manifestação surpresa na Grande Vitória, os ônibus do sistema Transcol começaram a deixar as garagens por volta das 9 horas desta terça-feira (13). A operação ficou paralisada por cerca de duas semanas e o retorno dos coletivos estava definido para esta madrugada.

O horário de liberação das garagens já era previsto pelos representantes do Sindirodoviários. De acordo com o diretor da categoria, Miguel Leite, um adesivo com o pedido pela vacina está sendo colocado nos veículos. "Acabamos de liberar a circulação dos ônibus. Apenas uma empresa teve resistência para liberar, que foi a Praia Sol/Veredas. Estamos colocando o adesivo na frente de todos os carros, e a empresa não estava aceitando colocar. Mas depois eles aceitaram e a situação já está normalizada", relatou.

Foto: Arleson Schenider

Sobre a possibilidade de um novo protesto, Leite afirmou que é hora de aguardar um posicionamento do governo do Estado. "Vamos esperar o governo dar o próximo passo para também darmos mais um. O governo está vacinando os policiais, por exemplo, mas e nós que estamos dentro dos terminais e ônibus lotados? Protocolamos um pedido em janeiro. No dia 6 de abril, fizemos mais um pedido, mas o governo não deu resposta. Sobre fazer um novo protesto, depende muito do que vai acontecer daqui pra frente. Vamos dando um passo de cada vez", afirmou.

Segundo o presidente do sindicato, Valdeci Laurindo, a preocupação é com o crescente número de casos da doença em meio aos profissionais da categoria. "Já perdemos mais de 30 rodoviários para a covid. Alguns ainda estão internados ou intubados. Os motoristas estão na linha de frente e todos estão assustados e com medo. Também somos essenciais e queremos nossa vacina", disse.

O representante ainda disse que as secretarias de Mobilidade e de Saúde já foram notificados com a reivindicação. "Sabemos que muitos voltariam a trabalhar hoje, mas precisamos tomar uma atitude", afirmou.

A liberação ocorre nas garagens do Sistema Transcol e também no municipal de Vitória. Os ônibus que circulam em Vila Velha, da Sanremo, começaram a circular um pouco mais cedo, por volta das 8 horas.

A manifestação surpreendeu a população, inclusive os profissionais de Saúde, que dependem dos veículos para troca de turnos nos hospitais e postos de atendimento. Em vários pontos da Grande Vitória, muitas pessoas aguardam a chegada de veículos.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que a pasta também foi surpreendida pela manifestação. "Existe uma reivindicação do pessoal que está na linha de frente do transporte público, mas fomos pegos de surpresa. Muitos profissionais dos hospitais, que precisam trocar de turno, estão sem transporte. É uma forma irresponsável de chamar a atenção para o assunto", disse.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que os grupos prioritários para vacinação Covid-19 são definidos pelo Ministério da Saúde, e o cronograma do Espírito Santo segue a indicação do Plano Nacional de Vacinação.

Pontos moeda