Após registros de filas, governo do ES amplia funcionamento de lotéricas; saiba o que muda

CORONAVÍRUS

Geral

Após registros de filas, governo do ES amplia funcionamento de lotéricas; saiba o que muda

Segundo o governo estadual, a decisão será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. Estabelecimentos voltaram a funcionar nesta quarta-feira, nas cidades classificadas no risco extremo, após ficarem fechados por 20 dias

Foto: Daniella Zanotti

As casas lotéricas do Espírito Santo passarão a ser consideradas, pelo governo do Estado, prestadoras de serviço essencial. Dessa forma, esses estabelecimentos terão seu funcionamento ampliado, podendo ficar abertos, nas cidades capixabas classificadas no risco extremo para o novo coronavírus, de segunda a sábado até as 20 horas. Segundo o governo estadual, a decisão será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (8). 

Atualmente as casas lotéricas estão autorizadas a funcionar, no Espírito Santo, de quarta a sexta-feira, das 10 às 18 horas, assim como outros estabelecimentos considerados não essenciais. Após ficarem fechados por 20 dias, devido à quarentena decretada pelo governo estadual e pelas regras de funcionamento estabelecidas para as cidades classificadas no risco extremo, shoppings, lojas do comércio de rua, restaurantes e salões de beleza, além das lotéricas, puderam reabrir suas portas nesta quarta-feira (7).

No primeiro dia de funcionamento desses estabelecimentos desde o dia 18 de março, quando começou a valer a quarentena no Espírito Santo, longas filas puderam ser vistas nas imediações de muitas casas lotéricas, em diversos pontos da Grande Vitória. Com a ampliação do funcionamento, a expectativa é de que haja menos aglomerações nesses espaços.

Mapa de Risco

As medidas que permitiram a reabertura dos estabelecimentos considerados não essenciais no Espírito Santo foram apresentadas pelo governador Renato Casagrande, juntamente com o novo mapa de risco, na última semana. Elas alcançam toda a Grande Vitória e cidades de grande porte populacional, como Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Um novo mapa deve ser divulgado na sexta-feira (09), mas as regras são válidas, pelo menos, até a próxima semana.

Os shoppings continuam podendo funcionar três vezes na semana, sendo às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 20 horas. Já o comércio de rua, centros comerciais e galerias funcionarão nos mesmos dias, das 10h às 18h para atendimento presencial.

Restaurantes e lanchonetes podem funcionar com atendimento ao público de quarta à sexta-feira até às 16 horas. Após esse horário, somente delivery. Não está liberado que o cliente vá até o local para retirar o pedido, como drive-thru ou take away. Bares e academias vão continuar fechados.

Já nas agências bancárias, o funcionamento segue apenas para saque de benefícios assistenciais.

As atividades essenciais, como supermercados, padarias e hortifrutis, farmácias, serviços de assistência à saúde e, agora, as casas lotéricas podem funcionar até as 20 horas em dias de semana. No entanto ficarão fechados aos domingos e feriados.