Geral

Covid-19: começa a vacinação de professores no ES. Veja a lista dos primeiros selecionados

Acompanhamento da imunização ocorrerá por meio de listagem nominal dos professores contemplados a cada fase da vacinação

Foto: Reprodução/Facebook

A lista dos primeiros profissionais da educação, com idade entre 50 e 59 anos, selecionados para receberem a primeira dose da vacinação da covid-19, a partir já de segunda-feira (26), foi divulgada pela Secretaria da Educação. A planilha, com nome, horário e local da vacinação já está disponibilizada e seguirá a ordem de prioridade estabelecida no Plano Estadual de Imunização.

Não é necessário agendamento. O acompanhamento da imunização ocorrerá por meio de listagem nominal dos professores contemplados a cada fase da vacinação. A lista, consolidada e enviada pelas instituições para compilamento pela Sedu, será atualizada semanalmente e enviada à Secretaria da Saúde (Sesa), que repassará a listagem aos municípios.

Um Comitê Interinstitucional, composto por representantes da Secretaria da Educação (Sedu); da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes); da União Nacional dos Secretários Municipais de Educação (Undime/ES); e do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe) foi criado para operacionalizar a ação.

Locais

Em Vitória, o início da imunização desse grupo será a partir das 8 horas, na Igreja Evangélica Batista de Jardim da Penha, localizada na rua do Canal. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória vai aplicar a primeira dose da vacina em 627 docentes com idade entre 50 e 59 anos, identificados em uma lista encaminhada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

No município da Serra, os profissionais começam a ser vacinados, das 8h30 às 16h, no posto de pedestre montado no Parque da Cidade, que fica na Rodovia Norte-Sul, bairro Parque Residencial Laranjeiras. Uma lista com 763 servidores com idade entre 50 e 59 anos foi encaminhada pela Secretaria de Estado da Educação para que seja iniciada a imunização.

Todos dessa lista serão vacinados até sexta-feira (30), de acordo com a programação feita pela Secretaria Municipal de Saúde. O planejamento com os dias e horários já foi elaborado e enviado para que o Estado entre em contato e repasse as informações para o grupo selecionado nesse primeiro momento.

Os profissionais da Educação que atuam no município de Cariacica receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda (26) e terça-feira (27). A vacinação acontecerá no Centro de Especialidades Odontológicas, em Itacibá. Para esta primeira fase a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) um quantitativo de 320 doses. 

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a vacinação dos professores terá início na nesta segunda-feira (26), às 9 horas, no gabinete do prefeito Wanderson Bueno, em Viana-Sede. A imunização acontece de forma simbólica, em 34 professores que residem em Viana e seguindo a lista e o número de doses fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Novas doses

O subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirmou, em coletiva realizada na sexta-feira (23), que a primeira fase de aplicação deve contemplar cerca de 42 mil professores. "Para a semana que vem, serão destinadas até 9 mil doses para um grupo de, aproximadamente, 42 mil professores. Com isso, ganha ritmo essa vacinação", afirmou.

O número de doses da Coronavac entregues ao Espírito Santo nesta sexta-feira é bem menor em relação ao quantitativo antes recebido. São cerca de 13 mil doses da Coronavac, enviadas pelo Butantan. Já da Astrazeneca, da Fiocruz, serão entregues cerca de 57 mil doses. Os imunizantes começam a ser enviados aos municípios ainda nesta sexta-feira.

Vacinação na Educação

O início da imunização dos profissionais da Educação começa com os professores que têm entre 50 e 59 anos. De acordo com o governo do Estado, no total, 7.600 profissionais nesta faixa etária devem ser imunizados no Espírito Santo.

No último dia 15, um ato simbólico marcou o início da vacinação do grupo, quando seis professores foram vacinados no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande e diversos órgãos representantes da categoria. O Espírito Santo adiantou a vacinação desse grupo e também dos profissionais de Segurança Pública, utilizando 5% das doses da reserva técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O secretário de Educação, Vitor de Angelo, explicou como se dará o andamento da imunização dos profissionais da área. "Vacinaremos todos os trabalhadores da Educação, não apenas professores. Começaremos a vacinação em massa, sempre na faixa etária descendente. Depois dos professores, teremos os professores de ensino superior e, depois, os demais trabalhadores".

Pontos moeda