CORONAVÍRUS

Geral

Covid-19: Entenda por que a Grande Vitória continua em risco extremo na próxima semana

O novo mapa de risco será divulgado nesta sexta-feira (9), mas a classificação para as cidades de risco alto e extremo não será alterada

Foto: Nayne Oliveira/ Folha Vitória

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, adiantou, em entrevista ao Fala ES, da TV Vitória/Record TV, que a Grande Vitória seguirá no risco extremo por mais sete dias, mesmo se o Mapa de Risco trouxer alteração na classificação.

O novo mapa será divulgado nesta sexta-feira (9), e apesar de ser apresentado a cada sete dias, as classificações para as cidades de risco alto e extremo não serão alteradas pelo período de 14 dias.

Leia também: Shoppings, comércio de rua e lotéricas reabrem após 20 dias fechados. Veja as regras

Isso acontece porque, de acordo com Nésio, foi aplicada uma nova metodologia de cálculo do Mapa de Risco, que vincula número de óbitos, casos ativos, testagens e ocupação de leitos hospitalares.

"Nós atualizamos a metodologia da matriz, e ficou definido que quando um município sair de um risco maior para um menor, ele permanece em risco maior durante 14 dias, ainda que na semana seguinte, pela aplicação da metodologia, ele seja classificado num risco menor", explica.

Mesmo se a Grande Vitoria, que está em risco extremo, cair para o risco moderado nesta sexta, ela ficará mais sete dias obedecendo as regras mais rígidas. "A Grande Vitória será mantida em mais uma semana no risco extremo porque ela está na primeira semana", ressaltou o secretário.

Após os 14 dias da classificação para cidades em risco alto e extremo, será atualizada a planilha, e esses municípios poderão ser reclassificados conforme for saindo o resultado dos mapas e então as medidas poderão ser flexibilizadas.

• Regras para cada região • 


RISCO EXTREMO

Atividades essenciais
Supermercados, farmácias, indústria e atividade de assistência à saúde e lotéricas podem funcionar até as 20h de segunda-feira à sábado, no entanto ficarão fechados aos domingos e feriados.

Comércio
Comércio de rua, centros comerciais e galerias funcionarão em três dias na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 18h para atendimento presencial. Além do funcionamento de serviços das 9h às 20h.

Atividades de ensino
As atividades educacionais com a presença de estudantes ficam suspensas, sendo permitidas aulas remotas.

Restaurantes
Atendimento ao público de quarta à sexta-feira até às 16h. Após esse horário, somente delivery.

Shopping centers
Poderão funcionar três vezes na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 12h às 20h.

Bares e academias
Vão continuar fechados.

Agências bancárias
Funcionamento de bancos apenas para saque de benefícios assistenciais.

RISCO ALTO

Medidas sociais
- Suspensão da realização de eventos;
- Suspensão da visitação de unidades de conservação ambiental e do funcionamento de todos os parques municipais;
- Suspensão do funcionamento dos cinemas, teatro, circos e similares, exceto em formato drive-in;
- Suspensão de funcionamento de espaços de lazer e recreação infantil, parques de diversões e similares.

Ensino
- Suspensão das atividades com a presença de alunos em todos os estabelecimentos de ensino, da rede pública e privada, com exceção de cursos relacionados à saúde e segurança pública.

Trabalho remoto
- Trabalhadores que atuam na área administrativa, independente do ramo da atividade, inclusive no ramo da administração pública direta e indireta, deverão atuar prioritariamente em trabalho remoto.

Agências bancárias
- Poderão funcionar para saque de benefícios assistenciais

Academias
- Vedada realização de atividades aeróbicas;
- Limitação de número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226, Art. 11, §2º. Limitação de até 20 alunos por horário de agendamento, respeitando o limite de 15m² por aluno.

Comércio, Bares e Restaurantes
- Funcionamento de comércio de rua, centro comerciais e galerias das 10h às 18h de segunda à sexta-feira, e aos sábados até às 14h;
- Funcionamento de shopping centers, de segunda à sexta-feira das 10h às 20h e aos sábados até às 16h;
- Funcionamento de restaurantes das 10h às 16h;
- Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar das 10h às 16h, sem consumo presencial;
- Suspensão do funcionamento dos bares.

Sem restrições
- Farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, minimercados, hortifrutis, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e bicicletas, estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares e casas lotéricas.

RISCO MODERADO

Comércio, Bares e Restaurantes
- Funcionamento dos estabelecimentos comerciais com 1 cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas;

- Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda à sábado até às 22h e aos domingos até às 16h.

Academias
- Vedada realização de atividades aeróbicas coletivas;

- Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

Ensino
- Permitidas atividades com a presença de alunos no estabelecimento de ensino.

Foto: Divulgação/Governo do ES

Confira os pontos da entrevista com o secretário:

Racionamento de remédios nos hospitais

Ele informou que o Governo Estadual solicitou apoio ao Ministério da Saúde e que não faltam insumos na rede pública, porém há racionamento e uso disciplinado. E que, semanalmente, fornecedores passam entregando, em oferta menor, mas regular, os medicamentos necessários.

"Nós temos uma capacidade muito célere de compras. E nos programamos anteriormente a onda com a regulação robusta para adquirir medicamentos, no entanto apesar dos contratos de compra vigente, os fornecedores e a indústria reduziram a disponibilidade de medicamentos para todo o Brasil. Hoje, a rede privada tem uma dificuldade maior que a rede pública para comprar. Todos os serviços de saúde privado e filantrópicos já trabalham algumas semanas com racionamento, no sentido de disciplina no uso desses medicamentos."

Ajuda do Governo Federal

Nésio Fernandes ressaltou que o Governo Federal precisa acelerar a compra de vacinas, pois é a única solução para a pandemia e para a economia.

"O governo precisa fazer aquisição rápida de todas as vacinas aprovadas. Mobilizando a comunidade internacional para compreensão que para salvar a economia internacional, precisa salvar a economia no país".

Vacinação

Sobre vacinação, o secretário disse que o Brasil tem um sistema ágil e capaz de imunizar toda a população até o final de julho, porém faltam doses.

"Temos vivido nas últimas semanas, sucessivas frustrações nas quantidades de vacinas anunciadas pelo Ministério da Saúde que seriam distribuídas aos estados e municípios. O Brasil tem uma boa velocidade de vacinação por parte dos municípios, o país pode vacinar até 2 milhões de doses por dia", finalizou ele.

Aulas presenciais nas escolas

Sobre as escolas, Nésio Fernandes destacou que as escolas devem seguir as medidas de abertura de acordo com o mapa de risco. Atividades presenciais apenas em municípios em risco baixo e moderado.

"Fomos um dos poucos Estados que ao longo do ano passado decidiram encarar essa polêmica, considerou a Educação um serviço essencial e apostou em protocolos que reduzissem a transmissão do vírus nas escolas. Após as mortes, considero que o fechamento das escolas foi uma das maiores violências que a pandemia provocou. Sempre que possível, as atividades da Educação precisam ser preservadas. Por isso, na nossa matriz de risco, em cidades em risco baixo e moderado, as atividades educacionais estão liberadas para serem feitas presencialmente. No entanto, no risco alto e no extremo, que é aplicado a 3/4 da população do Estado, não é adequado atividades presenciais, somente à distância. Com a mudança da classificação de risco alto para moderado, as atividades presenciais das escolas irão retornar gradualmente", frisou.


Pontos moeda