Geral

Covid-19: Grande Vitória começa a vacinação para idosos de 60 a 64 anos

Estado recebeu mais de 84 mil doses do imunizante nesta quinta-feira e distribuição aos municípios começa nesta sexta

Foto: Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Os municípios da Grande Vitória já estão se programando e iniciando a ampliação do público alvo da imunização contra a covid-19. Na Serra, a Secretaria de Saúde informou que mais de 3 mil vagas para agendamento online foram abertas nesta sexta(9), para iniciar a vacinação dos idosos com idade entre 60 a 64 anos, ampliando assim a faixa etária do público-alvo da campanha contra a covid-19.

Todos os agendamentos devem ser feitos no site da Prefeitura da Serra, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

A imunização acontece neste sábado (10), nas Unidades Regionais de Boa Vista, Novo Horizonte, Serra Dourada, Serra Sede, Feu Rosa e Jacaraípe. Também haverá vacinação nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A, Nova Almeida, Bairro de Fátima, Nova Carapina I, José de Anchieta e Nova Carapina II.

No Parque da Cidade, a vacinação ocorrerá nos dois drive-thrus e no posto montado para pedestres. No sábado, haverá vacinação também no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, em três drive-thrus.

Em Vitória, o início do agendamento, para a faixa etária 60-64, começou nesta sexta-feira (09), às 15 horas, mas acabou rápido. Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que foram contabilizados 17 mil acessos simultâneos ao sistema de agendamento de vacinação contra a covid-19. Todas as vagas foram esgotadas 3 minutos depois.

"A plataforma não apresentou instabilidade em momento algum. Isto porque a Sub-TI tem realizado alterações no sistema a fim de proporcionar aos usuários melhor navegabilidade, mesmo diante de um volume maior de acessos", escreveu.

A aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus na capital começam a neste sábado (10). Ao todo, serão disponibilizadas 5.100 vagas. Atualmente, segundo a Prefeitura de Vitória, há 19.946 idosos de 60 a 64 anos na capital capixaba.

A vacinação acontecerá no sábado, em oito unidades de saúde e três postos volantes.

Neste momento estão sendo imunizados em Vitória, com a primeira dose, idosos com 65 anos ou mais. Também está sendo aplicada a segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronavac entre os dias 19 de janeiro e 16 de março.

Em Cariacica, a prefeitura informou que, além de iniciar a vacinação para o público de 60 anos ou mais, neste sábado, o município vai continuar a imunização para os trabalhadores da saúde em atividade e em pessoas de 75 anos ou mais e 65 anos ou mais. Segundo a prefeitura, serão abertas 2 mil vagas, nesta sexta-feira e sábado, para todos esses públicos. O agendamento pode ser feito pelo endereço vacina.cariacica.es.gov.br.

A vacinação em Cariacica, no próximo sábado, será realizada em nove locais: UBS São Francisco, UBS Jardim Botânico, UBS Flexal, UBS Bela Aurora, UBS Valparaíso, UBS Campo Verde, UBS Santa Bárbara, UBS Itapemirim, Colégio Lusíadas e Faculdade Multivix. A imunização ocorrerá das 8h às 16h.

Ao longo da semana, a partir de terça-feira (13), a vacinação acontece em 17 unidades. No domingo (11) não haverá imunização. Além disso, a vacinação para os profissionais das forças de segurança e salvamento começa a partir de segunda-feira (12). Segundo a prefeitura, serão mais de 7 mil doses distribuídas nos locais de trabalho, além da vacinação em indígenas, idosos em instituição de longa permanência e quilombolas.

Vila Velha foi o primeiro município da Grande Vitória a abrir agendamento para que pessoas a partir dos 60 anos recebam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Nesta quinta-feira (8), o município canela-verde abriu 12 mil vagas para esse novo público-alvo no sistema de agendamento online da prefeitura.

As imunizações acontecerão nesta sexta e no sábado nas Unidades Municipais de Ensino (Leonel Brizola, Graciano Neves, Paulo Mares Guia e Tuffy Nader), Shopping Vila Velha, Boulevard Shopping, Universidade Vila Velha, Tartarugão e no Caic de Terra Vermelha.

Segundo a prefeitura, a população acamada ou com dificuldade de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde. Para isso, é necessário fazer o cadastro, também disponível no site da PMVV.

Já em Viana, a prefeitura informou que, até o momento, os idosos são vacinados em suas residências e não há necessidade de agendamento. A Secretaria Municipal de Saúde possui um controle do público-alvo, através do conhecimento dos agentes comunitários de saúde que realizam visitas regulares aos moradores de cada bairro. Demais profissionais do grupo prioritário, são vacinados em seus postos de trabalho.



Pontos moeda