Covid-19: Grande Vitória começa a vacinação para idosos de 60 a 64 anos

Geral

Covid-19: Grande Vitória começa a vacinação para idosos de 60 a 64 anos

Estado recebeu mais de 84 mil doses do imunizante nesta quinta-feira e distribuição aos municípios começa nesta sexta

Foto: Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Os municípios da Grande Vitória já estão se programando e iniciando a ampliação do público alvo da imunização contra a covid-19. Na Serra, a Secretaria de Saúde informou que mais de 3 mil vagas para agendamento online foram abertas nesta sexta(9), para iniciar a vacinação dos idosos com idade entre 60 a 64 anos, ampliando assim a faixa etária do público-alvo da campanha contra a covid-19.

Todos os agendamentos devem ser feitos no site da Prefeitura da Serra, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

A imunização acontece neste sábado (10), nas Unidades Regionais de Boa Vista, Novo Horizonte, Serra Dourada, Serra Sede, Feu Rosa e Jacaraípe. Também haverá vacinação nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A, Nova Almeida, Bairro de Fátima, Nova Carapina I, José de Anchieta e Nova Carapina II.

No Parque da Cidade, a vacinação ocorrerá nos dois drive-thrus e no posto montado para pedestres. No sábado, haverá vacinação também no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, em três drive-thrus.

Em Vitória, o início do agendamento, para a faixa etária 60-64, começou nesta sexta-feira (09), às 15 horas, mas acabou rápido. Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que foram contabilizados 17 mil acessos simultâneos ao sistema de agendamento de vacinação contra a covid-19. Todas as vagas foram esgotadas 3 minutos depois.

"A plataforma não apresentou instabilidade em momento algum. Isto porque a Sub-TI tem realizado alterações no sistema a fim de proporcionar aos usuários melhor navegabilidade, mesmo diante de um volume maior de acessos", escreveu.

A aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus na capital começam a neste sábado (10). Ao todo, serão disponibilizadas 5.100 vagas. Atualmente, segundo a Prefeitura de Vitória, há 19.946 idosos de 60 a 64 anos na capital capixaba.

A vacinação acontecerá no sábado, em oito unidades de saúde e três postos volantes.

Neste momento estão sendo imunizados em Vitória, com a primeira dose, idosos com 65 anos ou mais. Também está sendo aplicada a segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronavac entre os dias 19 de janeiro e 16 de março.

Em Cariacica, a prefeitura informou que, além de iniciar a vacinação para o público de 60 anos ou mais, neste sábado, o município vai continuar a imunização para os trabalhadores da saúde em atividade e em pessoas de 75 anos ou mais e 65 anos ou mais. Segundo a prefeitura, serão abertas 2 mil vagas, nesta sexta-feira e sábado, para todos esses públicos. O agendamento pode ser feito pelo endereço vacina.cariacica.es.gov.br.

A vacinação em Cariacica, no próximo sábado, será realizada em nove locais: UBS São Francisco, UBS Jardim Botânico, UBS Flexal, UBS Bela Aurora, UBS Valparaíso, UBS Campo Verde, UBS Santa Bárbara, UBS Itapemirim, Colégio Lusíadas e Faculdade Multivix. A imunização ocorrerá das 8h às 16h.

Ao longo da semana, a partir de terça-feira (13), a vacinação acontece em 17 unidades. No domingo (11) não haverá imunização. Além disso, a vacinação para os profissionais das forças de segurança e salvamento começa a partir de segunda-feira (12). Segundo a prefeitura, serão mais de 7 mil doses distribuídas nos locais de trabalho, além da vacinação em indígenas, idosos em instituição de longa permanência e quilombolas.

Vila Velha foi o primeiro município da Grande Vitória a abrir agendamento para que pessoas a partir dos 60 anos recebam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Nesta quinta-feira (8), o município canela-verde abriu 12 mil vagas para esse novo público-alvo no sistema de agendamento online da prefeitura.

As imunizações acontecerão nesta sexta e no sábado nas Unidades Municipais de Ensino (Leonel Brizola, Graciano Neves, Paulo Mares Guia e Tuffy Nader), Shopping Vila Velha, Boulevard Shopping, Universidade Vila Velha, Tartarugão e no Caic de Terra Vermelha.

Segundo a prefeitura, a população acamada ou com dificuldade de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde. Para isso, é necessário fazer o cadastro, também disponível no site da PMVV.

Já em Viana, a prefeitura informou que, até o momento, os idosos são vacinados em suas residências e não há necessidade de agendamento. A Secretaria Municipal de Saúde possui um controle do público-alvo, através do conhecimento dos agentes comunitários de saúde que realizam visitas regulares aos moradores de cada bairro. Demais profissionais do grupo prioritário, são vacinados em seus postos de trabalho.