VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

ES recebe mais 84,3 mil doses de vacinas contra covid-19; envio aos municípios começa nesta sexta

Estado encaminhará os imunizantes aos municípios para que seja iniciada a vacinação dos idosos da faixa etária entre 60 a 64 anos, com o envio de 30% do total para a aplicação da primeira dose nesse público

Foto: Divulgação/ Sesa

O Espírito Santo recebeu, no final da tarde desta quinta-feira (08), a décima segunda remessa com 84.350 doses para dar continuidade à vacinação contra o novo coronavírus. Foram recebidas 46.750 mil doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 37.600 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

O Estado enviará os imunizantes aos municípios para que seja iniciada a vacinação dos idosos da faixa etária entre 60 a 64 anos, com o envio de 30% do total para a aplicação da primeira dose (D1) nesse público. Ainda para D1, serão encaminhadas doses para os grupos de Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da saúde.

Além disso, serão encaminhadas aos municípios vacinas para complementar a segunda dose dos trabalhadores da saúde, dos idosos de 70 a 79 anos e dos idosos de 70 a 74 anos.

As doses foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento. A previsão é de que a distribuição aos municípios da Região Metropolitana ocorra a partir desta sexta-feira (09), bem como o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central.

Espírito Santo é o quarto estado que mais aplicou vacina

Até o final da tarde desta quinta-feira (08), o Espírito Santo ocupava a quarta colocação entre os estados que mais aplicaram doses da vacina contra a covid-19 no País, com 76,3% de doses encaminhadas aos municípios já aplicadas na população-alvo.

Os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde apontam que, das 729.965 doses distribuídas aos 78 municípios capixabas, já haviam sido aplicadas 560.458 doses.

Caminho até os municípios

Com a chegada de uma nova remessa de doses de vacinas contra a Covid-19 no Espírito Santo, a Central Estadual de Rede de Frio realiza a entrega às regionais de saúde e aos municípios da região Metropolitana em até 48 horas.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, os estados recebem doses de forma proporcional à sua estimativa populacional do grupo prioritário. O horário de chegada dessas doses, assim como o quantitativo da remessa é passado aos estados horas antes.

“A partir do momento que nos é confirmado o quantitativo de doses que receberemos referentes àquela estimativa, precisamos nos organizar também para fazer a estimativa populacional deste grupo em cada cidade, e assim, definir quantas doses cada município irá receber”, explicou Danielle Grillo.

Entre o processo de detalhamento da população, do cadastro das doses no sistema, a separação para cada município e o envio, o Estado tem realizado todo esse processo em menos de 48 horas.

“A equipe trabalha para otimizar o processo de distribuição das doses. Com a definição tripartite de incorporar todas as doses recebidas nas pautas 8, 9 e 10 como primeiras doses, foi possível ampliar a vacinação dos grupos prioritários, principalmente, decrescer a faixa etária dos idosos”, informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis.

Pontos moeda