Geral

Espírito Santo já está recebendo "kits de intubação" de empresas após ações na Justiça

Em alguns hospitais, os medicamentos já estavam com o estoque abaixo do ideal, mas com a entrega por parte dos fornecedores, a distribuição já pode ser feita para as unidades hospitalares

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os medicamentos que fazem parte do "kit intubação", utilizados em pacientes que estão na UTI, já começaram a chegar ao Espírito Santo. Em alguns hospitais, os medicamentos já estavam com o estoque abaixo do ideal, mas com a entrega por parte dos fornecedores, a distribuição já pode ser feita para as unidades hospitalares.

Essa entrega foi possível porque a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) conseguiu 11 liminares que obrigam as empresas vencedoras das licitações junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a fornecerem o "kit intubação", conforme contrato com o Estado.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, algumas dessas empresas já entregaram esses medicamentos para a Sesa. Em entrevista à editora-chefe da Pan News Vitória 90.5 FM, Patrícia Scalzer, o procurador destacou que a justificativa para as empresas não entregarem os medicamentos foi a alta demanda, porém, isso não serviu como justificativa para a Justiça.

"Quando as empresas participaram da licitação, já havia um aumento na demanda pelos medicamentos, se ela vendeu é porque tinha condições de oferecer os kits", disse.

Leia também: Justiça do ES determina que empresas entreguem kits intubação que estão atrasados

Amaral não soube informar quantos kit já estão em poder do governo do Estado. "Não tem como precisar porque são muitos medicamentos e com finalidades diferentes".

De acordo com o procurador, a PGE acompanha se as empresas estão cumprindo a decisão da Justiça. Em caso de descumprimento, elas podem ser multadas em até R$ 1 milhão.

"As empresas têm o prazo de 24 horas para fornecer os medicamentos, a partir da notificação. Estamos acompanhado para saber se o prazo será cumprido", salientou.

Ouça a entrevista na íntegra: 

Entrevista do procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral


Pontos moeda