Geral

Mais de mil policiais civis do ES começam a ser vacinados na próxima semana

A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é que, em pouco mais de um mês, todos os policiais da corporação já tenham recebido a primeira dose

Foto: Reprodução / TV Vitória

Com o aumento do número de mortes causadas pela covid-19, a recomendação para que cidadãos fiquem em casa torna-se ainda mais importante. Porém, existem profissionais que, desde o início da pandemia, têm mantido o serviço de maneira presencial e constante na sociedade: as forças de segurança. Para esta categoria, uma boa notícia: mais de mil policiais serão imunizados na próxima semana, no Espírito Santo.

O policial civil Nilson Senna Ribeiro está na categoria a ser contemplada na vacinação. Com 23 anos de experiência e 13 apenas na Delegacia de Homicídios de Cariacica, ele se sente aliviado em receber a notícia, pois trata-se de uma categoria que não teve o serviço interrompido, mesmo nos períodos mais graves da pandemia.

"É um alívio, porque a gente está na linha de frente. Como é sabido, a polícia não para e, junto com os demais protocolos que estamos seguindo com as orientações da saúde, a vacina vem em uma hora boa", contou o policial.

A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é que, em pouco mais de um mês, todos os policiais em efetivo da corporação já tenham recebido a primeira dose.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado Espírito Santo (Sindipol), Clóvis José Ferreira Guioto, dentro da corporação, foram registrados 439 casos de covid-19 e duas pessoas morreram. Considerando que o efetivo de policiais do Estado é de 2.037 profissionais, 21% de agentes foram contaminados.

"Nós somos vetores e, como vetores, podemos contaminar a população que atendemos e nossos familiares, infelizmente, como já houve casos", afirmou.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), assim que novas doses forem disponibilizadas, os policiais civis serão comunicados. O primeiro grupo de profissionais a receber a vacina são os nascidos entre os dias 9 de setembro de 1972 e 6 de abril de 1956.

O vice presidente do sindicato lembra que, mesmo após tomarem a primeira dose da vacina, os policiais precisam continuar tomando os cuidados necessários para evitar a doença.

"Continuem usando máscaras, façam higiene, requeiram equipamentos de proteção individual, equipamentos de higiene da instituição, porque a população precisa de nós, da Polícia Civil atuante, segura e com saúde", explicou.

A equipe de jornalismo da TV Vitória/Record TV entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para saber se existe um cronograma de vacinação para a categoria, mas até o momento não obteve retorno.

* Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda