CORONAVÍRUS

Geral

Ministério Público do ES diz que profissional deve mostrar seringa após vacinação contra covid-19

Em entrevista à rádio Pan News Vitória 90.5 FM, promotora também anunciou que investigará denúncias de "fura-filas" envolvendo prefeitos e vereadores

Foto: Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Nas redes sociais é comum a divulgação de vídeos de pessoas que foram receber a vacina contra a covid-19, mas na verdade receberam "vacina de vento". O caso mais recente aconteceu com uma idosa de 71 anos, em Vitória. A ação foi filmada pela neta da idosa.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPES), para evitar casos assim, a orientação para os profissionais da saúde que trabalham na imunização é mostrar a seringa com o imunizante antes e depois da aplicação, para garantir que a vacinação foi concluída.

Leia também: Suspeitas de falsa vacinação provocam alerta; confira o que deve ser feito durante aplicação

Em entrevista à Pan News Vitória 90.5 FM, a promotora de Justiça da Saúde de Vitória e coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia (GAP-Covid-19) do MPES, Inês Thomé Poldi, explicou que já existe uma orientação para que os vacinadores mostrem o passo a passo da vacinação.

"O vacinador precisa demonstrar o passo a passo para que a pessoa saia de lá com a plena convicção de que ela foi vacinada. Para que não tenhamos esse tipo de dúvida e até mesmo denúncias de que não houve a aplicação da vacina", contou.

O MPES também continua recebendo denúncia de pessoas que continuam furando a fila de vacinação. "Estamos apurando denúncias de prefeitos e vereadores que também furaram a fila. Em parceria com o Tribunal de Contas vamos conseguir levantar esses dados de forma mais ágil para tomar as providências necessárias", explicou.

Ouça a entrevista completa:

entrevistapromotorainespoldi




Pontos moeda