Geral

Após nova vistoria, Defesa Civil libera retorno de moradores para o prédio onde piscina desabou em Vila Velha; veja vídeos do acidente

Em avaliação após retirada dos escombros, a estrutura se mostrou sem comprometimento, segundo a prefeitura; moradores vão decidir nesta terça (27) o dia do retorno

Foto: Arleson Schneider / TV Vitória

Após nova vistoria no edifício de luxo Parador, localizado na Praia de Itaparica, em Vila Velha, a Defesa Civil concluiu, nesta segunda-feira (26), que não há comprometimento na estrutura e, por isso, não há impeditivo do retorno dos moradores aos apartamentos. 

Nesta terça-feira (27), os moradores do Parador vão decidir quando voltarão para suas casas. O prédio precisou ser evacuado na noite da última quinta (22), depois que a piscina desabou sobre a garagem. Cerca de 270 moradores dos 90 apartamentos ficaram em hotéis, aguardando a conclusão dos reparos para o retorno. 

Veja os vídeos do momento exato em que a piscina desabou

Em entrevista ao jornal online Folha Vitória, o síndico do empreendimento, Gilmar Assumpção, explicou que o retorno ainda será definido durante uma reunião, que deve ocorrer na tarde desta terça.

"Ainda não foi definido, mas está muito próximo o retorno. No final da tarde de hoje, teremos uma reunião entre os representantes dos moradores, a Argo e os advogados para averiguarmos a situação. Dependendo da definição, já encaminharemos os moradores de volta para os apartamentos. Mas ainda precisamos definir, pois há os que querem voltar e os que ainda se sentem inseguros", explica. 

Leia também: Vídeos mostram momento exato em que piscina desaba em prédio de Vila Velha

No sábado (24), o síndico já havia informado que havia a decisão de aguardar os reparos necessários e que muitas pessoas estavam trabalhando no prédio. Por este motivo, os moradores optaram por não retornar no fim de semana. Ele também havia informado que uma equipe de engenheiros contratados de forma independente estava analisando os riscos e a maioria apontou que era possível o retorno.

Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Reprodução

Em nota, a Argo Construtora reforçou que a Defesa Civil emitiu parecer no sentido de que a estrutura da edificação não foi abalada pelo incidente, corroborando com o laudo emitido pelo engenheiro calculista, permitindo com isso o retorno dos moradores aos seus apartamentos.

A Argo informou, ainda que, desde o incidente, todo o entulho foi retirado e a limpeza foi realizada. A região do ocorrido foi devidamente isolada e as saídas de emergência foram mantidas e sinalizadas. O gás foi restabelecido na sexta (23), com base em teste de estanqueidade. O fornecimento de energia e abastecimento de água operam normalmente.

Relembre o caso

A piscina do condomínio de luxo Parador desabou sobre a garagem do prédio na noite de quinta-feira (22). Não houve feridos. Inicialmente, os moradores precisaram deixar os apartamentos, pois a piscina contava com aquecimento a gás e, devido ao desabamento, houve vazamento do material e o edifício foi evacuado por segurança.

O condomínio foi entregue pela construtora Argo em 2018. Alguns moradores contaram que a piscina do edifício ficou interditada por três meses no ano passado por conta de um vazamento.

Pontos moeda