Geral

Moradores reclamam de demora na segunda dose da Coronavac em Vitória e Vila Velha

Nas redes sociais das prefeituras, muitos comentários são de pessoas se queixando da demora na disponibilidade de vagas

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O momento que deveria ser de esperança, com a imunização contra a covid-19, tem causado dor de cabeça para moradores de Vitória e Vila Velha. Isso porque a segunda dose da vacina Coronavac, que deveria ser aplicada em um prazo de 28 a 30 dias após a primeira, ainda não está disponível para aplicação.

Nas postagens referentes à vacinação nas redes sociais das prefeituras das duas cidades, muitos comentários são de pessoas se queixando sobre a demora na disponibilidade de vagas para a segunda etapa da imunização. A maior parte das reclamações é composta por familiares de idosos com 65 anos ou mais.

Durante coletiva de imprensa, na manhã de sexta-feira (23), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, chegou a declarar que o prazo entre a primeira e a segunda dose de aplicação da Coronavac pode ser ampliado. Segundo ele, já há uma discussão entre a Anvisa, o Butantan e o Ministério da Saúde para estudar a possibilidade.

O intervalo entre as doses, segundo ele, poderá ter um acréscimo de mais 14 dias. O motivo é o atraso na produção e envio das doses pelo Butantan. "Entendemos que seria adequada a ampliação segura de, pelo menos, mais 14 dias para aplicação da segunda dose, caso os estudos técnicos consigam subsidiar essa situação. Isso faria com que ampliasse a aplicação da primeira dose e daria mais tempo para aquisição da segunda", disse Nésio, na ocasião.

Segundo o secretário, nas próximas semanas pode haver um atraso na aplicação das doses, devido à falta de insumos no Butantan. A expectativa, segundo ele, é de que a produção das vacinas seja retomada ao longo da primeira quinzena de maio.

"Tivemos, por parte do Butantan, atraso na disponibilidade e na produção de doses, o que poderá acarretar uma suspensão dos envios de doses nas próximas três semanas. Esse assunto está sendo tratado pelo Conselho Nacional de Secretários e outros órgãos, para poder resultar em medidas seguras para preservar a execução do calendário de vacinas."

A última remessa de vacinas contra a covid-19 que o Espírito Santo recebeu chegou ao estado na manhã de sexta-feira, contendo 70,4 mil doses. Desse total, 57 mil eram doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 13,4 mil da Coronavac (Sinovac/Butantan).

Leia também:

>> Espírito Santo quer comprar 4 milhões de doses da vacina brasileira Butanvac

>> Ordem de vacinação do grupo com comorbidades pode mudar no Espírito Santo

O que dizem as prefeituras

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória informou que abriu na última sexta-feira (23) o agendamento online para a aplicação da segunda dose da vacina em idosos de 65 a 69 anos, que receberam a primeira dose da CoronaVac até o dia 27 de março, e deu continuidade ao agendamento da 1ª dose para pessoas com mais de 60 anos.

Sobre os cidadãos com 70 anos ou mais que ainda não receberam a segunda dose, a Secretaria de Saúde do município recomenda que essas pessoas se identifiquem, em sua unidade de saúde de referência, para programar a regularização da imunização.

Neste fim de semana, a secretaria informou que não há previsão para abertura de novos agendamentos para a vacina contra a covid-19, apenas contra a gripe.

Já a Prefeitura de Vila Velha afirmou que vai entrar em contato, na próxima semana, com os cidadãos que estão dentro do prazo para tomar a segunda dose da Coronavac. 

Sobre a previsão de chegada de novas doses, a prefeitura disse que, assim que o Estado receber os novos imunizantes, serão abertos os agendamentos.

Pontos moeda