Geral

Vacinação para profissionais de segurança acontece nesta terça em cidades da Grande Vitória

Há agendamento aberto para idosos e aplicação da primeira dose para quem já reservou horário

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória

Já determinada pelo Ministério da Saúde e autorizada pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa) , a vacinação contra a covid-19 de profissionais das forças de segurança segue nas cidades da Grande Vitória. Na semana passada, os municípios de Vila Velha e Viana já efetuaram a aplicação nos agentes da Guarda Civil. 

Em Vitória, a partir desta terça-feira (13), começa a vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas. Neste primeiro dia, a imunização acontece no auditório da Prefeitura de Vitória. Na quarta (14) e quinta-feira (15), será realizada no ginásio da Faculdade Salesiano, no Forte São João.

“A imunização dos 1.738 profissionais nesta etapa irá englobar as forças estaduais, federais e guardas municipais. O atendimento ocorrerá mediante agendamento prévio, conforme listagem enviada pelo Estado ao município”, disse a secretária de saúde de Vitória, Thaís Cohen.

Também nesta terça, em Viana, serão imunizados policiais militares, policiais civis e policiais rodoviários federais, no 11° Batalhão, em Vila Bethânia, antigo Calir, em frente à Real Café. A vacinação para esta primeira dose do imunizante será de forma nominal, ou seja, há uma lista que foi determinada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e encaminhada ao município, com 133 profissionais das forças de segurança a serem vacinados.

As doses serão distribuídas da seguinte forma: 11 Policias Civis; 35 Policiais Rodoviários Federais; 85 Policiais Militares. Os critérios para imunização destes policiais foram determinados pelos comandos das forças de segurança do Estado, com foco nos profissionais que atuam na linha de frente ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abre, nesta terça-feira, um novo agendamento para a vacina contra a covid-19. A marcação pode ser feita pelo site vacina.cariacica.es.gov.br a partir das 10 horas. Nesta nova fase serão 4.500 novas vagas, sendo 1.500 para a primeira dose de idosos com idade entre 60 e 64 anos e 3.000 para a segunda dose de idosos de 75 anos ou mais e profissionais da saúde que estejam na ativa.

A Semus reforça que todas as pessoas que realizarem o agendamento têm sua dose garantida. Para a imunização, basta chegar ao local marcado apenas com 10 minutos de antecedência portando um documento com foto e o cartão de vacinação.

Na Serra, nesta terça e quarta-feira, acontece a vacinação para quem agendou no último sábado (10). A aplicação será nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Boa Vista, Serra Sede, Serra Dourada, Novo Horizonte e Feu Rosa e também nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A, Bairro de Fátima e Nova Almeida.

Já em Vila Velha está ocorrendo a vacinação nesta semana para as 13 mil pessoas agendadas neste final de semana. Novas vagas de agendamento serão abertas assim que a Secretaria Estadual de Saúde repassar mais vacinas.

Pontos moeda