Vitória abre mais de 5 mil vagas para vacinar idosos a partir de 60 anos; agendamento começa nesta sexta

VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Vitória abre mais de 5 mil vagas para vacinar idosos a partir de 60 anos; agendamento começa nesta sexta

A imunização desse público-alvo na capital terá início no sábado, a exemplo de Vila Velha e Cariacica

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A exemplo de Vila Velha e Cariacica, os idosos com idades entre 60 e 64 anos moradores de Vitória também começarão a receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus no próximo sábado (10). De acordo com a prefeitura da capital, nesta sexta-feira (9), às 15 horas, será aberto o agendamento online para a população dessa faixa etária.

Ao todo, serão disponibilizadas 5.100 vagas. Atualmente, segundo a Prefeitura de Vitória, há 19.946 idosos de 60 a 64 anos na capital capixaba.

O agendamento pode ser feito por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line. A vacinação acontecerá no sábado, em oito unidades de saúde e três postos volantes.

Ainda de acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) recebeu, até o momento, 102.774 doses de vacina contra a covid-19. Até às 18 horas desta quinta-feira (08), foram aplicadas 84.219 doses da vacina, sendo 66.309 da primeira e 17.910 da segunda dose, o que representa 18,12% da população vacinada.

Neste momento, na capital, estão sendo imunizados, com a primeira dose, idosos com 65 anos ou mais. Também está sendo aplicada a segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronavac entre os dias 19 de janeiro e 16 de março.

Cariacica

A Prefeitura de Cariacica informou que, além de iniciar a vacinação para o público de 60 anos ou mais, no próximo sábado, o município vai continuar a imunização para os trabalhadores da saúde em atividade e em pessoas de 75 anos ou mais e 65 anos ou mais. Segundo a prefeitura, serão abertas 2 mil vagas, nesta sexta-feira e sábado, para todos esses públicos. O agendamento pode ser feito pelo endereço vacina.cariacica.es.gov.br.

A vacinação em Cariacica, no próximo sábado, será realizada em nove locais: UBS São Francisco, UBS Jardim Botânico, UBS Flexal, UBS Bela Aurora, UBS Valparaíso, UBS Campo Verde, UBS Santa Bárbara, UBS Itapemirim, Colégio Lusíadas e Faculdade Multivix. A imunização ocorrerá das 8h às 16h.

Ao longo da semana, a partir de terça-feira (13), a vacinação acontece em 17 unidades. No domingo (11) não haverá imunização.

Além disso, a vacinação para os profissionais das forças de segurança e salvamento começa a partir de segunda (12) em diante. Segundo a prefeitura, serão mais de 7 mil doses distribuídas nos locais de trabalho, além da vacinação em indígenas, idosos em instituição de longa permanência e quilombolas.

Vila Velha

O primeiro município da Grande Vitória a abrir agendamento para que pessoas a partir dos 60 anos recebam a primeira dose da vacina contra a covid-19 foi Vila Velha. Nesta quinta-feira (8), o município canela-verde abriu 12 mil vagas para esse novo público-alvo no sistema de agendamento online da prefeitura.

As imunizações acontecerão na sexta e sábado nas Unidades Municipais de Ensino (Leonel Brizola, Graciano Neves, Paulo Mares Guia e Tuffy Nader), Shopping Vila Velha, Boulevard Shopping, Universidade Vila Velha, Tartarugão e no Caic de Terra Vermelha.

Segundo a prefeitura, a população acamada ou com dificuldade de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde. Para isso, é necessário fazer o cadastro, também disponível no site da PMVV.