Geral

Covid-19: máscara e passaporte da vacina deixam de ser obrigatórios; ES não terá mais mapa de risco

Novas medidas foram anunciadas na tarde desta quarta-feira (6) durante coletiva de imprensa; veja os principais pontos

Lais Magesky

Redação Folha Vitória

A partir desta quarta-feira (6), o uso de máscara deixa de ser obrigatório em todo o Espírito Santo. Em coletiva de imprensa realizada nesta tarde, o governador Renato Casagrande afirmou que, com os bons resultados no início de abril, redução do número de casos, óbitos e internações por covid-19 no Estado capixaba, o mapa da matriz de risco também não será mais elaborado. O passaporte vacinal também deixará de ser exigido.

"A pandemia será cuidada e gerenciada como um outro assunto da área de saúde pública do Espírito Santo, sem as medidas qualificadas. Nesse novo momento, não precisaremos usar máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscaras", afirmou o governador.

Ainda que o uso de máscaras tenha sido desobrigado, algumas recomendações continuam. Pessoas idosas, com mais de 60 anos, devem continuar usando a proteção, assim como quem apresenta sintomas gripais.

"Ainda temos algumas recomendações. Algumas são obrigações, como áreas de saúde. Pessoas com sintomas, usem máscaras. Isso para nós é um passo importante. Também é bom considerar que, tudo aquilo que fizemos, conseguimos salvar muitas vidas", disse Casagrande.

PASSAPORTE DA VACINA

Além do fim da obrigação do uso de máscaras, inclusive nos ônibus e nas escolas, também não será mais exigido o passaporte da vacina. "Estamos em um quadro de melhores dados desde o início da pandemia", finalizou casagrande.

Veja as principais medidas adotadas no ES 

Espírito Santo tem as melhores taxas desde o início da pandemia

Renato Casagrande: "Avançamos em um bom patamar da vacinação do capixaba. Nesses dois anos de gestão da pandemia, conseguimos avançar em diversas áreas em relação à transparência. Tivemos bons resultados agora. A taxa de transmissão hoje está em 0,2. Para cada 100 pessoas, duas são positivas. É a menor taxa desde março. Os menores índices da pandemia são de agora, no início de abril. A média móvel de óbitos está em um. É a menor taxa desde o mês de março". 

Abril teve um óbito, diz governador 

Renato Casagrande: "Em abril tivemos um óbito. Hoje temos 27 leitos ocupados, com pessoas confirmadas com covid. Já chegamos a ter mais de mil pessoas em UTIs, fora em enfermaria. No mês de março foram 8.600 casos. Abril, até agora, são 273. Devemos ter menos de 2 mil casos confirmados agora em abril. Este é um retrato rápido que será aprofundado pelo Nésio posteriormente".

ES não terá mais mapa de risco

Renato Casagrande: "Com base nisso, estamos, a partir deste momento, mudando a forma de gestão da pandemia. Nós não teremos mais, a partir de hoje (quarta-feira) , o uso da matriz de risco. A pandemia continua, só a OMS pode tirar essa classificação. Agora mudamos o modelo de gestão. 

Uso de máscara deixa de ser obrigatório no ES

Renato Casagrande: "A pandemia será cuidada e gerenciada como um outro assunto da área de saúde pública do Espírito Santo, sem as medidas qualificadas. Nesse novo momento, não precisaremos usar máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscaras".

Recomendação do uso de máscara continua para algumas pessoas

Renato Casagrande: "Ainda temos algumas recomendações. Algumas são obrigações, como áreas de saúde. Pessoas com sintomas, usem máscaras. Isso pra nós é um passo importante. Também é bom considerar que, tudo aquilo que fizemos, conseguimos salvar muitas vidas".

Passaporte vacinal não será mais exigido no ES

Renato Casagrande: "Além de não estarmos obrigados a usar as máscaras, inclusive nas escolas, também não será mais exigido o passaporte da vacina. Estamos em um quadro de melhores dados desde o início da pandemia".

"Estamos preparados para enfrentar a pandemia em outro patamar", afirma secretário de Saúde do ES

Nésio Fernandes: "Hoje estamos reconhecendo que o Espírito Santo vive uma fase de reabilitação plena. O SUS e as instituições capixabas estão preparadas para enfrentar a covid em outro patamar".

ES aplicou mais de 8 milhões doses de vacina contra a covid

Nésio Fernandes: "Hoje, com 254 leitos de enfermaria e 157 leitos de UTI, entendemos que teremos condições de suportar o comportamento cotidiano em um contexto de ampla cobertura vacinal. Hoje alcançamos 8.038.114 doses aplicadas no Espírito Santo. (...) se não fosse a vacina, teríamos corrido risco muito maior".

Secretário de Saúde do ES faz agradecimentos

Nésio Fernandes: "Temos, hoje, somente 27 pacientes internados em enfermarias ou UTIs com covid-19. Isso nos dá segurança de abdicar do passaporte vacinal, porque alcançamos metas de cobertura. Vamos trabalhar com a mobilização daqui pra frente. Estamos encerrando o uso da matriz de risco e reabilitando as atividades econômicas e sociais. Muito obrigado a todos. Na Saúde, foram 104 coletivas de imprensa ao longo desses dois anos, sempre apresentando fundamentos e conquistando a confiança do povo capixaba".

"Tivemos que governar o ES como se tivéssemos em uma guerra", finaliza Casagrande

Renato Casagrande: "Tivemos que governar o Estado como se tivéssemos vivendo uma guerra. Tomamos os caminhos corretos, mesmo sabendo que eram os mais difíceis. Vamos continuar dando sequência ao gerenciamento da pandemia, estamos felizes e aliviados. Conseguimos atender a todos, mas foram, de fato, dias de muita apreensão e coração apertado, sabendo que a gente tinha que dar sempre um passo adiante para que ninguém perdesse a vida sem assistência hospitalar. Salvamos muitas vidas".

ES terá nova matriz epidemiológica para acompanhar possíveis novos riscos, inclusive após o carnaval

Renato Casagrande e Nésio Fernandes: "O mais importante é ficar atento, principalmente também às notícias do mundo. Estamos construindo uma matriz epidemiológica. Semana que vem teremos uma oficina para definir isso. Até sexta-feira (15) falaremos mais sobre isso. Vamos fazer o acompanhamento como sempre fizemos diariamente".

Indicação é para que idosos continuem usando máscaras

Nésio Fernandes: "A partir de 60 anos, mas principalmente idosos maiores de 70. Idade foi o maior fator de risco associado aos óbitos. A população idosa tem uma incidência maior de óbitos acima de 80".

Foto: Hélio Filho/Secom


Pontos moeda