Carnaval de vitória 2022

Geral

Carnaval de Vitória: segurança vai contar com cães e 600 militares, entre alunos e policiais à paisana

Drones vão sobrevoar a região no entorno do Sambão do Povo durante os desfiles das escolas de samba para reforçar a segurança

Foto: Reprodução

Olha o carnaval aí, gente! Nesta quinta-feira (07), começam os desfiles das escolas de samba do Espírito Santo, no Sambão do Povo, em Vitória. Durante os três dias de folia, mais de 600 policiais, entre alunos da corporação, policiais caracterizados e à paisana vão reforçar o esquema de segurança na região.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Douglas Caus, os policiais ficarão divididos em turnos para reforçar o policiamento na Capital e nas regiões ao entorno do Sambão do Povo. O comandante destacou que o reforço não irá afetar o policiamento ostensivo, que ocorre no dia a dia.

"A polícia vai entregar, sem prejuízo ao policiamento ostensivo, mais 643 policiais, em 111 viaturas, divididos em turnos. Um policiamento se inicia na parte da tarde e vai até 13h e o outro começa a meia-noite e vai até à dispersão", explicou.

LEIA TAMBÉM: Kit Sambão: saiba o que pode levar para curtir o Carnaval de Vitória

A polícia vai utilizar alunos oficiais para colaborar com o policiamento nos acessos ao sambódromo. Duas bases da polícia também serão instaladas no local.

"Os alunos oficiais do segundo ano da Academia de Polícia Militar, que já estão preparados para fazer o policiamento, vão ajudar no reforço. Na coordenação desse policiamento, nós iremos instalar uma base no Tancredão e outra na Dispersão do Sambão", disse. 

Para minimizar a insegurança, na quinta (07), sexta (08) e sábado (09), a polícia irá utilizar policiais descaracterizados para auxiliarem o policiamento nos acessos ao Sambão. Drones também vão sobrevoar toda a região durante os desfiles das escolas de samba.

O Batalhão de Missões Especiais e de Ações com os Cães vão fazer parte da operação, que, além de Vitória, ocorrerá em Cariacica e Vila Velha.

Esquema de segurança terá reconhecimento facial por câmeras

Neste ano, câmeras de videomonitoramento instaladas no Sambão e no entorno farão reconhecimento facial. Segundo a prefeitura, o objetivo é tornar o espaço mais seguro durante o evento.

O secretário de Segurança Urbana, Paolo Quintino, destacou que essa será a primeira vez que a operação do Carnaval terá o apoio da Inteligência da Guarda Civil Municipal para a realização do plano de segurança do evento.

"O trânsito de pessoas passa a ser acompanhado em tempo real por meio das câmeras de videomonitoramento, com reconhecimento facial, ligadas ao Ciom, da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu). A Guarda Civil Municipal atuará com efetivo reforçado em toda a área de acesso ao Sambão do Povo. A Ronda Ostensiva Municipal estará presente, com homens nas áreas do Sambão e do entorno, auxiliados pela equipe de Inteligência, de olho também no corredor que fica atrás dos camarotes", explicou.

*Com informações da repórter Rafaela Freitas, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda