Geral

Prédio que desabou em Vila Velha era irregular, diz Crea-ES

Os engenheiros do Conselho informaram que o prédio foi construído sem projeto, responsabilidade técnica e acompanhamento de um profissional de engenharia

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Rafaela Freitas/ TV Vitória

Os engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizaram a vistoria fiscal do prédio que desabou, na manhã desta quinta-feira (21), no bairro Cristóvão Colombo, em Vila Velha. Segundo o órgão, o imóvel era considerado irregular. 

Os especialistas do Conselho constataram que o prédio foi construído sem projetos,  responsabilidade técnica, acompanhamento de um profissional de engenharia ou em cumprir as Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBRs).

O conselho ainda não fez a vistoria técnica, que só deve ser realizada após a conclusão da operação de resgate do Corpo de Bombeiros. Os militares estão nos escombros e procuram pelas vítimas desaparecidas.

O presidente do Crea-ES, Jorge Silva, alertou a população sobre os riscos de realizar uma construção irregular.

Na hora de construir ou reformar, procure uma empresa ou profissional legalmente habilitado para realizar obras e serviços de engenharia. Isso traz mais economia, qualidade e segurança para os moradores e também para a comunidade do entorno. Construção clandestina expõe o imóvel e as pessoas a grandes riscos, até mesmo causando vítimas, como infelizmente ocorreu neste caso”, disse.

Imóveis vizinhos ao prédio também serão vistoriados 

O Conselho informou ainda que irá verificar as condições dos imóveis nas proximidades do prédio que desabou com o objetivo de identificar se há riscos para a vizinhança. 

A partir de agora o Crea-ES acompanhará o caso trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros. Nossa função é a fiscalização do exercício profissional, mas nossa atuação tem ido além, educando, orientando e contribuindo com a população e com os órgãos públicos de defesa da sociedade, quando na ocorrência de incidentes como esses”, disse o presidente do órgão.

Pela manhã, a Defesa Civil de Vila Velha pediu que os moradores de seis imóveis deixassem as casas para evitar riscos de novos acidentes. Durante a tarde, após uma vistoria dos engenheiros do município, a Defesa Civil descartou a necessidade de interditar os imóveis. Os moradores, no entanto, só devem retornar para após a conclusão dos resgates.

Uma pessoa morreu e outras ficaram feridas após prédio desabar

O desabamento aconteceu por volta das 7h15 desta quinta-feira (21). Um vídeo obtido com exclusividade pelo jornalismo da TV Vitória/RecordTV registrou o momento em que ocorre uma explosão e o prédio desaba.

O prédio de três andares ficava no bairro Cristóvão Colombo, em Vila Velha. Cinco pessoas, sendo quatro da mesma família, estariam no imóvel no momento do desabamento.

O Corpo de Bombeiros confirmou, por volta das 14h30, a morte de uma das vítimas do desabamento do prédio no bairro Cristóvão Colombo, em Vila Velha. De acordo com o coronel Carlos Wagner, a mulher encontrada sem vida seria Camila Morassutti Cardoso, uma das moradoras do imóvel.

Por volta de 12h, após mais de quatro horas da operação de resgate, uma das vítimas do desabamento foi socorrida com vida. A vítima resgatada foi identificada como Larissa Morassutti. A mulher foi encaminhada para o Hospital São Lucas, em Vitória, acompanhada de familiares.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, uma terceira vítima foi localizada nos escombros. Ela conversa com os bombeiros, que trabalham para retirá-la do local.

Pontos moeda