Geral

Tela de proteção e móveis longe das janelas: veja como evitar quedas de crianças em prédio

Nesta semana, um menino de 4 anos caiu do 10º andar de um prédio em Colatina. Os socorristas acreditam que uma rede de proteção pode ter amortecido o impacto da queda

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Arte Folha Vitória

O menino de 4 anos que caiu da janela de um apartamento que fica no 10º andar de um edifício, em Colatina, segue internado na UTI pediátrica. De acordo com o último boletim médico, divulgado na tarde desta quinta-feira (28), João Miguel está estável e segue recebendo os cuidados intensivos.

O incidente aconteceu na última terça-feira (26) e acende um alerta para os pais. É preciso ficar atento aos riscos e tomar providências que podem evitar acidentes que envolvam quedas de grandes alturas, como ocorreu com João.

Segundo o Corpo de Bombeiros, após a queda, o menino apresentava lesões nos braços e nas pernas. Os socorristas acreditam que a queda foi amortecida por uma rede de proteção, que pode ter salvado a vida de João.

Orientar os filhos pode evitar acidentes 

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner, lembra que é importante educar as crianças desde cedo para criar uma cultura de prevenção de acidentes, capaz de salvar vidas.

"Precisamos dialogar, utilizar de muita comunicação mostrando sempre à criança os perigos que aquele local representa, bem como os cuidados que deve ter, já a partir do primeiro ano de vida", disse.

LEIA TAMBÉM: Vídeo de bebê capixaba subindo escada está bombando na web; médica faz alerta para pais

Telas de proteção precisam ser instaladas em todas as janelas

A principal ferramenta utilizada são as telas de proteção. O tenente lembra que não há uma norma específica para esse tipo de tela, mas orienta que as pessoas procurem uma empresa responsável que ofereça materiais de qualidade.

"A fixação das telas deve ser feita com ganchos posicionados do lado externo da janela ou básculas. Todos os locais, mesmo os com aberturas pequenas, como básculas, devem ter as telas de proteção, pois já houve ocorrência envolvendo crianças nesses locais", orientou.

Evite colocar móveis próximo a janelas

Outra dica de segurança é sobre o posicionamento dos objetos dentro dos cômodos. A recomendação do Corpo de Bombeiros é evitar colocar os móveis dentro 

"Devemos evitar colocar móveis ou quaisquer outros objetos, como camas, logo abaixo das janelas, pois facilitam o acesso dos pequeninos", lembrou o tenente-coronel.

Leia também: Mega-Sena: apostador de Vitória acerta a quina e ganha quase R$ 46 mil

Pontos moeda