Geral

De olho no céu! Ufes volta a receber público para observar fenômenos astronômicos

Após mais de 2 anos, o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) fará o retorno de suas atividades, com a "Sexta Astro"

Foto: Divulgação | AstroUfes

Para quem estava com saudades de observar o céu "de pertinho", a notícia é animadora! É que a Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes), em Vitória, vai receber os amantes da astronomia para observar diversos fenômenos astronômicos de forma gratuita. Já nesta sexta-feira (29), das 18 às 21h, todos poderão se dirigir ao local para apreciar os principais astros através de telescópios.

Após mais de 2 anos, o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), fará o retorno de suas atividades, com a Sexta Astro. De acordo com o coordenador do GOA, Márcio Malacarne, a ação abrirá as portas para as observações públicas dos principais astros através de telescópios com auxílio de profissionais especializados no assunto. 

Leia também: WhatsApp Web lento: usuários reclamam da atualização; saiba quais são as novas funções

"Desenvolvemos essa atividade há mais de 30 anos. Recebemos diversas pessoas apaixonadas por astronomia, curiosas pelo assunto em busca de mais conhecimento. Ficamos 2 anos sem receber o público e agora podemos retornar  atividade", comemorou.

Durante a visitação, poderão ser observados cinco fenômenos do universo. De acordo com o  coordenador do GOA, serão observados as principais constelações do outono e os astros: 

Nebulosa de Orion;
Aglomerado Caixinha de Jóias;
Alpha Centauro;
Nebulosa Eta Carina;
Ômega Centauro.

Nesta quinta-feira (28), o espaço será aberto excepcionalmente para estudantes da Ufes interessados pela astrofísica. De acordo com Malacarne, a união entre o espaço e os estudantes sempre resultou na criação de diversos projetos. 

"Os estudantes de diversas áreas poderão participar dessa ação. Em todas as vezes que realizamos essas atividades, diversos projetos foram criados unindo, assim, diversas áreas com a astronomia. Este ano iremos criar um concurso de 'astro fotografia'. Ainda estamos em discutindo sobre o assunto e futuramente as inscrições serão abertas no site TeRES", explicou. 

Conheça os astros que serão observados 

Foto: AstroNorm | Pixabay

Aglomerado Caixinha de Joias

A "caixinha" é um aglomerado estelar, formado por estrelas coloridas que ganhando o nome de Caixinha de Joias. Está localizado a uma distância de cerca de 6.4 mil anos-luz e suas estrelas possuem 16 milhões de anos.

Alpha Centauri

 O sistema estelar Alpha Centauri é o  mais próximo da Terra, formado por um trio de estrelas: Alpha Centauri, Beta Centauri e Proxima Centauri. Duas de suas composições são chamadas  Centauri A e Centauri B, enquanto o último é Centauri C. O fenômeno é uma estrela anã branca-amarelada com cerca de 10% a mais de massa que o nosso Sol.

Nebulosa de Orion

Pode se dizer que a Nebulosa de Órion é um dos melhores espetáculo do céu. No centro é possível observar quatro estrelas azuis bem iluminadas dispersa no espaço. A nebulosa de Órion foi descoberto em 1610 por Nicolas-Claude Fabri de Peiresc. 

Nebulosa Eta Carina

A Eta Carinae encontra-se a 7.500 anos-luz da Terra, o equivalente a 68 quatrilhões de quilômetro. Sua iluminosidade, é tão intensa que, se estivesse no lugar de Sirius, a estrela mais brilhante de todo o céu, brilharia como a Lua cheia. 

Ômega Centauro

Formados por estrelas mais antigas a Omega Centauri, que se distribuem ao redor da Galáxia, numa região conhecida como halo. As estrelastêm aproximadamente 16 milhões de anos de idade, enquanto as de Omega Centauri aproximadamente 11,5 bilhões de anos.
Pontos moeda