CASO KAUÃ E JOAQUIM

Bastidores tensos e bate-boca marcam julgamento de Georgeval

Júri de acusado de estuprar e matar o próprio filho e o enteado, em Linhares, em 2018, foi adiado para o próximo dia 18

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

Apontado como um dos julgamentos mais aguardados do Espírito Santo, o júri de Georgeval Alves, acusado de estuprar e matar o próprio filho, Joaquim Alves, de 3 anos, e o enteado Kauã Butkovsky, de 6, em 2018, foi adiado, nesta segunda-feira (3).

A suspensão do julgamento de Georgeval, após a defesa do  acusado abandonar o júri, aconteceu em meio a bastidores tensos, envolvendo manobras de advogados, manifestações em memória às vítimas, além de bate-boca e até o uso de colete à prova de balas.

Veja os principais pontos dos bastidores do julgamento:

• Alegando insegurança a defesa de Georgeval chegou ao júri acompanhada por seguranças, conforme informações apuradas pela TV Vitória. O advogado Pedro Ramos usou até colete à prova de bala. A postura dos advogados chamou atenção de quem estava presente no julgamento e gerou tensão no Plenário.

Foto: TV Vitória

• Após reunião em sala privada, para conversar com o acusado, o advogado Pedro Ramos adentrou o júri e anunciou estar deixando a defesa de Georgeval.

Durante sua manifestação em Plenário, Ramos protagonizou um momento de tensão com o representante do Ministério Público Estadual (MPES). Além de colocar em xeque a segurança do julgamento, o jurista também questionou a escolha dos jurados, segundo ele próximos à família das vítimas.

• O MPES, representado pelo promotor Claudeval França Quintiliano, por sua vez, rebateu, veementemente, as afirmações, dando início a um princípio a um bate-boca que durou poucos minutos, mas que monopolizou a atenção de quem estava no Fórum.

Depois de Ramos anunciar que estava abandonando o julgamento, familiares de Kauã se manifestaram no júri. 

• Marlúcia Butkovsky, avó do menino, levantou e deixou o Salão do Júri dizendo: "Repito, falso pastor!". Outra familiar, que também acompanhava a Marlúcia, saiu dizendo: "Sem palavras".

Foto: Reprodução TV Vitória
Marlúcia é avó de Kauã, menino estuprado e morto em 2018

Em um momento emocionante, familiares das crianças, incluindo o pai de Kauã, Rainy Butkovsky, colocaram diversas flores de E.V.A. no jardim do fórum. Eles também deixaram cartazes pedindo justiça pela morte dos meninos.

Foto: Lucas Salazar / TV Vitória
Pai de Kauã deixa flores de E.V.A no jardim do Fórum Criminal de Linhares

• Ainda nas primeiras horas da manhã desta segunda, já havia fila de pessoas aguardando a entrega das senhas que seriam distribuídas ao público que ia acompanhar o julgamento de Georgeval. A maioria era de estudantes de Direito.

Foto: Mayra Bandeira | TV Vitória
Muitas pessoas chegaram ao Fórum de Linhares nas primeiras horas desta segunda-feira

Julgamento de Georgeval é remarcado e juiz multa advogados em R$ 260 mil

O júri popular teria início nesta segunda, para condenação ou absolvição de Georgeval foi adiado para o próximo dia 18 de abril, às 9h, no mesmo Fórum Criminal de Linhares.

Além disso, foi mantida a prisão do acusado e negado o pedido de sigilo processual, além de ter sido arbitrada multa aos advogados. Sobre a tentativa de “desaforamento” do Júri, ou seja, de retirada do município de Linhares, o juiz negou o pedido. 

LEIA TAMBÉM: Defesa e acusação travam queda de braço sobre julgamento de Georgeval

A decisão do juiz veio após a suspensão do julgamento, que aconteceu por volta das 10h45, após a defesa do réu, composta por quatro advogados, ter deixado a sessão de Plenário.

A continuidade do júri deverá se dar com advogado dativo, já nomeado, na pessoa de Deo Moraes, ou com novo advogado contratado pelo réu em até cinco dias.

Em razão do abandono, o magistrado Tiago Fávaro Camata estabeleceu a multa de 50 salários mínimos por advogado, com prazo de cinco dias para que seja paga. O valor totaliza R$ 260 mil.

Georgeval é submetido a júri por crime cometido em 2018

O júri popular foi ocasionado por suspeitas de que Georgeval Alves teria estuprado, torturado e matado o próprio filho e o enteado. 

>> LEIA TAMBÉM: Julgamento de Georgeval é suspenso após advogado abandonar sessão

Ele vai a júri popular quase cinco anos após o crime em que é acusado de ter estuprado e matado o próprio filho e o enteado. Tudo teria acontecido no dia 21 de abril de 2018, por volta das 2h, na casa onde moravam o réu e as vítimas, no centro de Linhares.

Contra ele pesam os crimes de duplo homicídio qualificado, estupros de vulneráveis e tortura. O caso causou muita comoção no Espírito Santo, tornando o julgamento do ex-pastor um dos mais esperados dos últimos tempos.

Diante da complexidade do caso, cujos indícios apontam para a presença de requintes de crueldade, é possível que o julgamento se estenda por dias, na avaliação de especialistas. 

>> LEIA TAMBÉM: Veja a linha do tempo de crime brutal de irmãos no ES


Pontos moeda