Geral

Capivara Filó: entenda a polêmica que tomou conta da internet

O animal foi domesticado por um influencer, que se viu obrigado a entregar a capivara ao Ibama. No entanto, uma decisão judicial mudou a situação

Foto: Reprodução / Instagram

Se você navegou pela internet nos últimos dias, certamente se deparou com alguma postagem sobre a polêmica que envolve a capivara Filó e o influenciador Agenor Tupinambá, que vive na cidade de Autazes, a 111 km de distância de Manaus, no Amazonas.

Tudo começou quando Agenor passou a publicar nas redes sociais a rotina ao lado da capivara, animal selvagem, que foi domesticada por ele. As imagens fizeram sucesso e chamaram a atenção, inclusive dos órgãos ambientais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp!

O tiktoker foi multado pelo Ibama em R$ 17 mil e denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também determinou que o influenciador digital entregasse Filó.

"Hoje, passei por uma situação que nunca imaginei que passaria, minha cabeça girou, vomitei, minha garganta fechou... Fui procurado por agentes do Ibama na minha faculdade. Fui notificado e multado por maus-tratos em animais e várias outras coisas. Eu nunca seria capaz de fazer uma coisa dessas, mas são coisas", explicou ele, nas redes sociais.

Durante o andamento do processo, Agenor recebeu apoio da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que passou a defender que a guarda da capivara permanecesse com o jovem.

Na quinta-feira (27), o influenciador chegou a se depedir do animal, com postagens na internet. "E depois desses dias de muito diálogo —incluindo com o Ibama—, o apoio de amigos incansáveis e de pensar em todas as possibilidades, eu e minha família nos despedimos da Filó", escreveu ele.

A entrega do animal ao Ibama ocorreu nesta sexta (28), que a encaminhou para um cativeiro de reabilitação para, posteriormente, ser devolvida para a natureza.

No entanto, na noite deste sábado, a história ganhou um novo capítulo: a Justiça determinou que a capivara Filó, que havia sido entregue ao Ibama, volte a morar com o influenciador Agenor Tupinambá.

A deputada estadual Joana Darc compartilhou a decisão judicial que concedeu à guarda provisória do animal ao jovem.

"Pelos diversos vídeos publicados, contata-se que o autor, morador de zona rural de um pequeno município do interior do estado do Amazonas, vive em perfeita simbiose com a floresta e com os animais ali existentes. Não há muros ou cercas que separam o casebre do autor em relação aos limites da floresta. Os animais circundam a casa e andam livremente em direção à residência ou no rumo do interior da mata. Não há animais de estimação na casa do autor porque o seu quintal é a própria Floresta Amazônica. Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil. Ante o exposto, concedo a tutela provisória de urgência para que, até o desfecho da lide, a guarda provisória da capivara Filó a Agenor Bruce Tupinambá. Como consequência, determino que o IBAMA seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente", disse o juiz Márcio André Lopes Cavalcante na decisão.

O magistrado também determinou que o transporte de Filó da sede do Ibama para a casa do influenciador seja feita de maneira segura e acompanhado por um biólogo ou veterinário. Além disso, o ribeirinho também é obrigado a informar as condições de saúde do animal periodicamente a um juiz e facilitar o acesso de órgãos ambientais para a fiscalização.

Nas redes sociais, Agenor comemorou a decisão da Justiça. "É nossa. Queria agradecer cada um de vocês que está com a gente desde o começo, que está nessa luta. A gente não ia conseguir sem a força de vocês. A vitória é nossa. Mais uma vez o amor venceu", disse o influenciador.


Pontos moeda