Geral

CNH Social de graça: confira passo a passo para se inscrever no ES

As inscrições serão abertas às 12h desta terça-feira (4) e devem ser feitas exclusivamente no site do Detran, até às 23h59 do dia 14 de abril; veja quem pode

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Lidiana Cuiabano | Detran MT

O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), lançou nesta terça-feira (04), a primeira fase do programa CNH Social 2023, com 3.500 vagas para quem deseja tirar carteira de motorista de graça no Espírito Santo.

As inscrições serão abertas às 12h desta terça-feira (4) e devem ser feitas exclusivamente no site do Detran, até às 23h59 do dia 14 de abril. 

Para tirar todas as dúvidas de como se inscrever no programa, o Folha Vitória mostra para você o passo a passo de como realizar a inscrição. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Passo a passo da inscrição: 

1 - O candidato deve acessar a página oficial do Detran e clicar no botão referente a CNH Social. O local deve ser clicado para concorrer a uma das 3.500 vagas disponíveis no programa. 

Foto: Divulgação/Detran


2 - Após clicar, o usuário será destinado para uma nova página, onde são disponibilizadas informações do programa. No local, é só clicar em INSCREVA-SE ou clicar no botão ACESSAR. 

Foto: Divulgação/Detran


3 - Em seguida, será aberta uma página com campos em branco, neles os dados pessoais deverão ser cadastrados exatamente como informado no Cadastro Único do Governo Federal.

Foto: Divulgação/Detran

4 - Após se certificar de que todos os dados foram informados corretamente ao rolar a página, o usuário vai se deparar com os "termos de responsabilidade" e "despesas com deslocamento", onde será necessário concordar clicando nos quadrados. 

Além disso, o usurário declara estar ciente de que a falsificação da inscrição pode implicar na sanção penal prevista no Art. 299 do Código Penal. 

Foto: Divulgação/Detran

5 - Na próxima página, segundo o Detran, será informado um comprovante com a informação de que o participante foi inscrito. A partir disso, você estará concorrendo a uma das 3.500 vagas do programa. 

A relação final dos selecionados para matrícula no programa será divulgada no site a partir das 12h do dia 20 de abril

Requisitos para se inscrever no programa CNH Social

- Necessário ter cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 10 de março de 2023;

- Ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição;

- Residir no Espírito Santo;

- Ter renda familiar de até dois salários mínimos;

- Não estar judicialmente impedido de ter a CNH.

Distribuição de vagas

- 40% para primeira habilitação (A ou B);

- 20% para a adição de categoria A ou B;

- 40% para a Mudança de Categoria D ou E.

LEIA TAMBÉM: Cidades do ES recebem alerta de chuva e ventos intensos 

Pontos moeda