Geral

Como ser verificado nas redes sociais? Entenda importância do "selo azul"

Twitter anunciou mudanças no selo e outras plataformas começaram a repensar as estratégias, o que levantou uma discussão sobre a importância da verificação

Foto: Reprodução/ Pexels

Recentemente, o Twitter anunciou mudanças nas políticas do selo de verificação. Os famosos selos azuis, que até então eram concedidos apenas aos usuários da plataforma com uma boa interação na rede social e com contas autênticas e ativas no interesse público, agora ganhou um novo significado.

Os selos azuis indicam os membros do "Twitter Blue": a comunidade de assinantes da plataforma. Com o serviço, os usuários terão acesso a algumas ferramentas de segurança, como, por exemplo, a verificação em dois fatores.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além da assinatura, para receber o selo de verificação é preciso atender alguns critérios estipulados pela plataforma. São eles:

A conta deve ter um nome de exibição e uma foto de perfil;
Para assinar o "Twitter Blue", a conta deve ter sido ativa nos últimos 30 dias;
A conta deve ter mais de 90 dias após a assinatura e ter um celular confirmado;
A conta não deve ter tido alterações recentes na foto do perfil, nome de exibição ou nome do usuário (@identificador);
A conta não deve ter sinais de ser enganosa ou mal-intencionada; 
A conta não deve ter sinais de envolvimento em manipulação da plataforma e spam.

O empresário Elon Musk, CEO do Twitter, chegou a anunciar que, a partir de 01 de abril de 2023, apenas os assinantes da plataforma teriam o selo azul. Ou seja, contas que já eram verificadas perderiam o selo caso não assinasse ao "Twitter Blue", mas a mudança foi adiada e ainda não tem prazo para ocorrer.

LEIA TAMBÉM: Tecnologia: conheça Bard, o “ChatGPT do Google”

Além do selo azul, o Twitter têm outros dois selos de identificação. O selo dourado indica que a conta pertence a uma empresa ou marca. Já o selo cinza indica que a conta representa uma organização ou autoridade governamental.

Selo de verificação em outras redes sociais

O selo de verificação em outras redes sociais, por enquanto, não terão mudanças no Brasil. No Facebook e Instagram, redes sociais do grupo Meta, o selo indica que o usuário da conta confirmou a autenticidade e produz conteúdos autênticos e com relevância. 

O usuário precisa atender aos seguintes critérios: 

Representar uma pessoa real ou uma entidade/empresa registrada;
Ser a única presença da pessoa ou empresa em questão. Apenas uma página ou perfil por pessoa ou por empresa pode ser verificado, com exceções para páginas e perfis específicos de idiomas.
Ter a seção "sobre" completa, foto da página ou perfil e atividades recentes, com pelo menos uma publicação.
Representar pessoas, marcas ou entidades bastante conhecidas e pesquisadas. Antes de conceder o selo, o grupo Meta analisa páginas e perfis que recebem destaque em várias fontes de notícias. Conteúdos promocionais ou pago não são considerados.

Em alguns países, é possível assinar ao "Meta Verified" e solicitar o selo, desde que atenta aos critérios mencionados acima. No Brasil, a assinatura está disponível para uma quantidade de pessoas restritas. Os interessados precisam entrar em uma lista de espera.

LEIA TAMBÉM: TikTok vai estabelecer limite diário de tempo de tela

O TikTok também estipula critérios para receber o selo de verificado. Entre os requisitos exigidos estão: 

Ter a conta ativa e ter sido acessada nos últimos seis meses;
A conta deve representar uma pessoa, empresa ou entidade real. Somente uma verificação por empresa ou pessoa, exceto para contas de idiomas específicos.
Se você é uma empresa, instituição ou entidade, o domínio de e-mail deve representar a empresa durante o processo de aprovação da verificação.
A conta deve ser pública no momento em que o selo é solicitado e ter um perfil completo com biografia, nome, foto do perfil e pelo menos um vídeo.
A conta deve ter destaque em várias fontes de notícias. Não são considerados comunicados de imprensa e mídia patrocinada ou paga.
A conta de ter autenticação multifator com um e-mail verificado. Isso garante que o proprietário autêntico permaneça sendo o proprietário autêntico e esteja protegido contra agentes mal-intencionados.

Por que ter um selo de verificação?

A especialista em marketing e negócios interativos Camila Silveira explica que o selo é um importante aliado da credibilidade das marcas e pessoas públicas. Ele indica aos demais usuários da plataforma que aquela conta é autêntica e produz conteúdos com relevância.

LEIA TAMBÉM: Confira as “armas” que vem causando mais danos e medo à sociedade

Para a especialista, apesar de algumas plataformas oferecem a possibilidade de assinaturas que facilitem o acesso ao selo de verificação, o mais interessante para empresas e figuras públicas é conquistá-lo de forma natural, por meio do engajamento, de conteúdos com qualidade e relevância.

"Todos querem construir uma carreira, se posicionar no mercado e se tornar um profissional que tem credibilidade como autoridade naquela profissão. Assim, é muito mais interessante adquirir o selo de verificação azul da forma que já estamos acostumados, pois quando se tem um produto/serviço de desejo, geramos um ego e competição natural por tal aquisição, logo, transformar isso em algo ‘comprável’ de forma camuflada e injusta irá desapontar os que se esforçaram para se diferenciar no mercado", detalhou.

Os usuários podem solicitar o selo através dos canais disponibilizadas pelas redes sociais, desde que atendam aos critérios estipulados por cada plataforma.

Pontos moeda