Geral

Dia de São Jorge: veja a oração e conheça a história do "santo guerreiro"

Devoção fez com que santo se torna-se um "fenômeno pop", estampando camisetas, tatuagens e inspirando músicas e livros

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Centenas de devotos de São Jorge prestam diversas homenagens ao santo neste domingo (23), data em que é celebrado o dia do "santo guerreiro".

O técnico de eletrônica Marcelo Lopes, de 52 anos, encontrou em São Jorge um alvo de sua fé há cerca de 15 anos. 

Eu precisei me apegar a alguma crença. Precisei acreditar em alguma coisa, porque eu não acreditava em nada, e isso me fez muito bem. São Jorge é guerreiro e eu sou um cara guerreiro, trabalho desde pequeno, sempre gostei de ter o meu próprio dinheiro e é nele que eu confio”, disse 

Soldado romano nascido na Capadócia, atual Turquia, e martirizado por sua fé cristã, São Jorge é uma figura religiosa popular.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No Brasil - em especial no Rio de Janeiro, estado que é padroeiro - é alvo não só de veneração por muitas pessoas, como também se tornou um fenômeno pop, estampando camisetas, tatuagens e sendo tema de diversas músicas, livros e até de uma telenovela.

Mundialmente, é considerado protetor de escoteiros mirins, soldados e cavaleiros. É padroeiro de países como Inglaterra, Geórgia e Etiópia. Aqui no Brasil, um dos times de futebol mais populares do país, o Corinthians, escolheu o Santo Guerreiro como seu padroeiro. A sede do clube é chamada Parque São Jorge.

Conheça a história de São Jorge, o "santo guerreiro" 

De acordo com o Vaticano, a história do santo é considerada lendária, já que muitas narrativas que o envolvem são claramente fantasiosas. A mais famosa delas teria nascido no período das Cruzadas e relata que Jorge teria salvado uma princesa de um terrível dragão que vivia em um pântano na Líbia.

LEIA TAMBÉM: Conheça o CVV, serviço que ajudou Whindersson Nunes contra a depressão

Essa lenda, aliás, é eternizada por muitas imagens do santo, que o retratam montado em um cavalo, espetando sua lança em um dragão.

Desde 1969, as festas em sua homenagem são consideradas apenas facultativas pela Igreja Católica, devido à ausência de algumas informações sobre sua vida.

Como no caso de outros santos envoltos em lendas, a história de São Jorge serve para lembrar ao mundo sobre uma ideia fundamental, de que, no fim, o bem triunfa sobre o mal”, informa o site oficial do Vaticano.

LEIA TAMBÉM: Loja indenizará ex-funcionária por forçá-la a fazer dancinhas; advogadas explicam limites

O mestre em Educação João Victor Gonçalves Ferreira, que estudou as festividades de São Jorge na cidade do Rio, diz que o santo cristão é, na verdade, uma figura múltipla. 

Aqui no Brasil, ele ganhou muitos sentidos, em especial quando ele é associado aos orixás. Aqui no Sudeste, São Jorge é Ogum, o orixá da tecnologia, do ferro, das batalhas, o orixá guerreiro”.

Na época da escravidão, os africanos aprisionados e trazidos à força para o Brasil passaram a associar seus orixás a figuras católicas a fim de poder manter sua devoção sem serem importunados pelos escravistas cristãos, dando origem assim ao sincretismo religioso brasileiro.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Comoção e honrarias marcam enterro de sargento morto em Vila Velha

Ogum, deus do ferro e da guerra na mitologia iorubá, foi logo associado ao soldado romano martirizado.

São Jorge ganha um outro contorno quando a ele são associadas, pelo processo sincrético, algumas características típicas de Ogum. Então é muito comum você, por exemplo, ver cerveja sendo oferecida a São Jorge. No Rio de Janeiro, quem entrou num boteco, já viu um São Jorge, com um copo de cerveja. Isso é típico de São Jorge, porque também é típico de Ogum. O sincretismo trouxe para São Jorge um valor ainda maior. Agregou a ele, valores, cultos e práticas muito simbólicas. E criou-se uma mítica em torno desse santo”, explica Ferreira.

Veja a oração para São Jorge

"Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. 

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. Ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados. 

Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. Amém."

*Com informações da Agência Brasil.

Pontos moeda