TEMPO REAL

Kauã e Joaquim: Acompanhe o julgamento de Georgeval, acusado de matar filho e enteado

Georgeval é réu no caso da morte do filho e do enteado, ocorrido em Linhares, em abril de 2018

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

13h17 - Advogados que abandonaram sessão afirmam que vão continuar na defesa de Georgeval

Após o adiamento da sessão de julgamento e aplicação de multa, os quatro advogados de Georgeval Alves afirmaram que vão continuar atuando na defesa do réu.

Segundo o Ministério Público, eles são autorizados a continuar na defesa do caso, mesmo com a nomeação de novo advogado indicado por juiz.

13h15 - Sessão encerrada

Após decisões e remarcação, o juiz encerrou a sessão.

13h14 - Juiz nomeia advogado dativo

Georgeval Alves foi intimado a nomear novo advogado em cinco dias, caso não queira o advogado dativo Deo Moraes, nomeado pelo juiz. 

13h11 - Juiz remarca julgamento para 18 de abril e mantém júri em Linhares

O juiz remarcou o julgamento para o dia 18 de abril, às 9 horas, no Fórum Criminal de Linhares.

13h09 - Juiz aplica multa de mais de R$ 260 mil para advogados de Georgeval

O juiz aplicou multa de 50 salários mínimos para cada advogado e eles têm prazo de cinco dias para pagar. São quatro advogados e o total corresponde a R$ 260 mil em multas.

13h06 - Juiz se manifesta sobre situação do julgamento

O juiz Tiago Fávaro Camata se manifesta sobre situação do julgamento. Ele afirma que "dentro e fora do fórum tudo ocorre dentro da mais absoluta tranquilidade".

13h01 - Acusação pede indeferimento do pedido de desaforamento

O assistente de acusação afirma que defesa de Georgeval está agindo de má-fé. Siderson Vitorino, advogado da família de Kauã, pede o indeferimento do pedido de desaforamento.

11h51 - Pai de Kauã fala sobre atitude da defesa

"A forma que falaram lá dentro de 'pastor Georgeval'. Tinha que ter o mínimo de respeito com as famílias, com tudo o que ele fez com meu filho e com o próprio filho. O mínimo que deveria era de não ser chamado de pastor. Qualquer um que assumir um caso como este, vão falar coisas, seja aqui, em Vitória ou em qualquer lugar", afirmou Rainy Butkovsky.

11h39 - Juiz vai decidir se julgamento continua

O juiz e o Ministério Público ainda não se manifestaram sobre adiamento do júri.

11h26 - Defesa briga por desaforamento

A defesa de Georgeval esclareceu que não abandonou o caso. Continuarão na defesa dele. Eles abandonaram a sessão e estão brigando pelo desaforamento do julgamento, que é a mudança do local do júri.

11h04 - Promotores e assistentes de acusação se reúnem

Promotores do Ministério Público e assistentes de acusação seguem reunidos para definir os rumos do julgamento de Georgeval Alves.

10h51 - Julgamento suspenso

Com a manifestação do advogado de defesa, o julgamento foi suspenso e não seguirá até novas providências, ainda sem data. 

10h42 - Familiares de Kauã se manifestam

Após o anúncio do advogado de Georgeval, que deixará a defesa do réu, familiares de Kauã se manifestaram no júri. Marlúcia, avó do menino, levantou e deixou o salão do júri dizendo: "repito, falso pastor". Outra familiar também acompanha a Marlúcia dizendo "sem palavras".

A defesa pediu para que essas manifestações constem em ata e diz que estão sendo coagidos. Os assistentes de acusação entram no embate que em nenhum momento os advogados foram ameaçados diretamente.

10h37 - Advogado deixa Salão do Júri

Foto: Reprodução TV Vitória
Pedro Ramos faz defesa de Georgeval

O advogado de Georgeval, Pedro Ramos, anunciou que vai deixar a defesa do réu e alegou falta de segurança. Ele disse que a situação de ameaças se agravou nos últimos dias. Afirma, ainda, que a defesa deve trabalhar sem mordaças e ter liberdade de exercer sua função e que não pode ser confundida com quem está sendo julgado.

Ramos disse, ainda, que no corpo de júri há pessoas com amizades pessoais com testemunhas e que, por isso, não tem imparcialidade para avaliar o caso. "Vamos abandonar o plenário", declarou.

10h18 - Defesa de Georgeval entra no plenário

Após reunião com o réu em sala privada, os advogados de defesa de Georgeval entram no Salão do Júri. Pedro Ramos, responsável pela defesa, usa colete a prova de balas. Os seguranças contratados pela defesa de Georgeval também estão em plenário.

10h16 - Juiz começou a fazer a chamada dos jurados

O juiz deu início a chamada dos jurados que irão compor o Conselho de Sentença. Sete jurados serão escolhidos. Todos os jurados convocados estão presentes. Durante o sorteio, cada parte — acusação e defesa — pode rejeitar até três pessoas.

10h02 - Pai e avó de Kauã entram no salão

Rainy e Marlúcia Butkovsky, pai e avó do menino Kauã, entraram no Salão onde deve ser realizado o julgamento de Georgeval Alves. Eles estão sentados na fileira de cadeiras destinada aos familiares das vítimas, acompanhados de outros parentes.

10h01 - Início do júri já tem atraso de 1 hora

Marcado para começar às 9 horas, o julgamento já tem atraso de 1 hora. Os advogados de defesa de Georgeval conversam com o réu em uma sala privada.

9h50 - Entenda como deve ser o julgamento

9h33 - Júri tem 33 minutos de atraso

O início da sessão de julgamento já tem mais de 30 minutos de atraso. De acordo com o Ministério Público, tudo indica que não haverá um adiamento.

9h23 - Georgeval deixa viatura

O réu no julgamento saiu da viatura da Secretaria de Justiça e foi encaminhado a uma cela e aguarda ser chamado para o Salão do Júri.

9h22 - Segurança no salão

Seis policiais fazem a segurança dentro do salão do júri, que já está com quase todos os assentos preenchidos

9h13 - Advogados de defesa chegam ao fórum

Os advogados de defesa de Georgeval Alves chegaram ao Fórum de Linhares. A defesa chegou acompanhada por seguranças particulares. 

Foto: Suellen Araujo/TV Vitória

9h01 - Juiz dá tolerância para a chegada da defesa do réu

O julgamento estava marcado para às 9 horas. No entanto, a defesa de Georgeval ainda não compareceu. O juiz deu uma tolerância de 15 minutos.

8h52 - Policiamento reforçado no local do julgamento

Foto: Lucas Salazar / TV Vitória

O policiamento foi reforçado nas imediações do fórum de Linhares. Diversos policiais militares estão no local para garantir a segurança.

8h44 - Público entra para o salão do júri

O público começa a ocupar os lugares no Salão do Júri, em Linhares. Representantes do Ministério Público e assistentes de acusação já estão no local. Mas, a defesa de Georgeval ainda não chegou.

De acordo com o juiz do caso, caso a defesa não compareça, um advogado dativo, cadastrado na defensoria pública, pode ser nomeado para assumir a defesa do réu. No entanto, o réu tem o direito de escolha, ou seja, ele pode aceitar ou não a nomeação feita pelo juiz.

8h35 - Familiares das crianças colocam flores de E.V.A no jardim

Familiares das crianças, incluindo o pai de Kauã, Rainy Butkovsky, colocaram diversas flores de E.V.A. no jardim do fórum. Eles também deixaram cartazes pedindo justiça pela morte dos meninos.

Foto: Lucas Salazar / TV Vitória
Pai de Kauã deixa flores de E.V.A no jardim

8h01 - Georgeval Alves chega ao fórum para o julgamento

Georgeval Alves Gonçalves, acusado de estuprar, agredir e matar o filho Joaquim Alves, de 3 anos, e o enteado Kauã Sales Butkovsky, de 6, já chegou ao Fórum de Linhares, no Norte do Espírito Santo. Quase cinco anos após ser preso, ele deve ir a júri popular nesta segunda-feira (3).

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV flagrou o momento em que Georgeval chegou ao Fórum Desembargador Mendes Wanderley, por volta das 8h.

7h40 - "Até o horário, tudo pode acontecer", diz assistente de acusação

A advogada e assistente de acusação Lharyssa de Almeida Carvalho, em entrevista à TV Vitória, informou que até às 9h, momento marcado para início do Júri Popular, tudo pode acontecer.

“Não sabemos se acontecerá hoje, em decorrência da situação com o advogado de defesa. Queremos deixar claro que sem o advogado de defesa não existe júri. A presença dele é essencial para que aconteça. Nós da acusação estamos preparados, já há muito tempo, em busca de justiça pela família e para a sociedade”, disse.

Questionada sobre se a busca por adiamento do julgamento seria uma estratégia da defesa, Lharissa diz que não tem como afirmar, mas que há ameaças feitas por via virtual ao advogado e que é uma prerrogativa dele de ter o direito de exercer a profissão.

“O que se alega e se busca é resguardar a integridade física e a vida do advogado, além de ele também ter alegado que possivelmente os jurados estariam de forma parcial no júri. Nosso posicionamento sobre isso, é que, por ser de grande repercussão, onde quer que aconteça, todos estão cientes do ocorrido. Acho que o único argumento que prevalece de fato seriam as ameaças contra o advogado”, pontuou.

7h30 - Veja a linha do tempo do crime que chocou o Espírito Santo


Pontos moeda