• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Surto de bactéria em escola pública de Guarapari assusta pais e alunos

Geral

Surto de bactéria em escola pública de Guarapari assusta pais e alunos

Bactéria pode causar cegueira Foto: Divulgação

Um “surto” de uma grave doença ocular, que pode levar até à cegueira, atingiu uma escola pública de Guarapari. Trata-se da bactéria Tracoma (Chlamydia Trachomatis), que afeta a córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica.

De acordo com a mãe de uma aluna que não quis se identificar, a filha e toda a família deverão ser imunizadas. “Eu fiquei muito assustada com tudo isso. Minha filha fez o exame, mas não apresentou a doença. Mesmo assim, a escola pediu para levá-la para vacinar. Eu e o pai dela também seremos vacinados”, disse.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarapari afirmou que a Vigilância Epidemiológica está resolvendo toda a situação. De acordo com o texto, os procedimentos adotados estão de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, por se tratar de um agravo de epidemiológico.  

A secretaria informou, ainda, que todos os alunos e funcionários da escola foram examinados, assim como os pais e responsáveis foram esclarecidos sobre a bactéria e o tratamento. Uma médica regional é responsável pelo caso.

De acordo com a oftalmologista Karine Amaral, o tracoma é uma doença no olho que inicialmente parece um tipo de conjuntivite. “Os sintomas lembram o da conjuntivite.  Olhos vermelhos, pálpebras inchadas e muita coceira. É produzida também uma secreção. Os cílios podem virar para o interior, o que torna a doença mais dolorosa e pode até ferir os olhos. A pessoa pode até perder a visão completamente”, informou.

O tracoma é uma infecção causada por uma bactéria. Para evitá-la, é necessário manter uma boa higiene, lavando sempre as mãos.