Geral

Cerca de 20 litros de leite materno são doados por dia no HPM, em Vitória

Doações de leite materno no HPM Foto: TV Vitória

Uma média de 20 litros de leite materno por dia é doada às mães que não conseguem amamentar e procuram ajuda no Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado no bairro Bento Ferreira, em Vitória.

Além das mulheres militares ou dependentes, o hospital atende todas as mães que têm dúvidas para amamentar o bebê. A cake designer Juliana Brito Cavalli é “mamãe de primeira viagem”. Ela ganhou Giovana há treze dias e foi buscar ajuda no hospital. “Para ela aprender e para eu aprender a amamentar, vim buscar ajuda”, conta.

Durante o atendimento no HPM, os funcionários também mostram a importância em doar leite materno. Segundo a coordenadora do banco de leite do hospital, capitã Vera Lúcia, as doações são importantes para manter o estoque cheio. “Nós não somos auto-suficientes. Então sempre vamos ter, nas nossa gavetas, uma maior parte vazia. Qualquer mulher, que não tenha nenhuma doença infecto contagiosa, que seja saudável e que tenha os exames do pré-natal, pode ligar para um banco de leite mais próximo da casa. A equipe vai ouvi-la e vai buscar o leite na sua residência”, explica.

A jornalista Rainã Mayer é mãe de João, que está com quatro meses. Ela conta que sempre faz questão de doar leite para o hospital. “Graças à Deus, eu fui abençoada. João mama bastante, mas eu ainda consigo doar. É muito gratificante poder ajudar outras crianças”, disse.

Para doar é simples: após lavar as mãos, a mulher deve colocar uma touca e uma máscara. Depois, é só espirrar o leite dentro do pote de vidro. Em seguida, a doadora deve colocar o pote no freezer. Após doar o primeiro frasco de leite materno, a doadora deve encher o segundo frasco no prazo de dez dias, já que, em quinze dias, o leite perde a validade.

Bancos de Leite materno precisam de doações

A doação do leite materno é de extrema importância, principalmente para os bebês que estão na UTI NeoNatal. Muitos dos que ficam nesse setor pesam menos de 1 kg e só se alimentam por meio de sonda. A doação do leite faz com que as chances de sobrevivência deles aumentem cerca de 80%.  

Porém, na Semana Mundial do Aleitamento Materno, as geladeiras e os freezers do estoque do Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Vitória não têm o que comemorar. A quantidade que o banco possui atualmente é apenas suficiente para duas semanas. 

Saiba onde doar:

Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Endereço: Rua Dr. Jones Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória - ES
Telefone: (27) 3322.0074 / (27) 3212.7200
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar
Endereço: Rua Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória - ES
Telefone: (27) 3636-6568
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Dr. Dório Silva
Endereço: Avenida Eudes Scherrer s/nº, Laranjeiras, Serra - ES
Telefone: (27) 3138.8905 - (27) 3328.3611
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: R Manoel Braga Machado nº 9, 2º andar, Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim - ES
Telefone: (28) 3521.7045 / (28) 3526.6166 ramal 199

Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM
Endereço: Av. Marechal Campos, Maruipe, Vitória - ES
Telefone: (27) 3335.7377
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Infantil de Vila Velha
Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3380.9493

Banco de Leite do Hospital São José
Endereço: Colatina - ES
Telefone: (27) 3722.4977

Pontos moeda