Geral

Novo recorde de temperatura mínima em Vitória

Nesta sexta-feira (02), houve novo recorde de temperatura mínima na capital do Espírito Santo, Vitória. A temperatura mais baixa registrada foi 16,1 °C, de acordo com o termômetro da estação meteorológica de superíficie do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que está instalada no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O recorde anterior ocorreu na madrugada do dia 29 de abril, quando foi registrada a temperatura de 17,4 °C na capital.

 Nas regiões Serrana e Caparaó, esta sexta-feira também começou fria. Nos pontos elevados da região Serrana, a estação do Incaper em Aracê, Domingos Martins, marcou 5,9 °C, apesar da mínima desta quinta-feira (01º) ter sido de 10,5 °C, por causa da umidade elevada e formação de nuvens durante a madrugada. Em Iúna, no Caparaó, a temperatura de hoje igualou-se ao recorde registrado em 29 de abril, com 9,3 °C.

Recorde de frio no inicio da semana

Na última segunda-feira (28), houve o primeiro recorde do ano registrado, quando os termômetros chegaram a mínima de 5,8 graus em Arecê, distrito de Domingos Martins e na Grande Vitória a mínima registrada foi em Viana, 14,2 graus.
 
Passagem da massa de ar polar
 
As temperaturas mínimas registradas em diversos municípios do Estado devem-se à massa de ar polar que permanece sobre o Espírito Santo desde o dia 26 de abril. “O ar de origem polar provoca, inicialmente, queda acentuada de temperatura nos pontos altos de uma determinada região, os quais são aquecidos, aos poucos, nos dias posteriores, dependendo do deslocamento da massa de ar”, explicou o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes. Por isso, Aracê, em Domingos Martins, e em Iúna, foram registradas as temperaturas mínimas de 5,8 ºC e 9,3 °C, respectivamente.
 
Ele também explicou que nas regiões baixas, dependendo das características de relevo e cobertura vegetal, bolsões de ar frio podem provocar queda máxima de temperatura depois que a massa de ar frio já perdeu força ou se afastou da região. Dessa forma, municípios como Vitória e Aracruz registraram recordes de temperaturas mínimas, a saber, 16,1°C e 16,2 °C, respectivamente. A previsão é de que essa massa de ar polar se afaste durante o fim de semana. 
 
Previsão do tempo para o fim de semana
 
O sábado (03) será de sol e poucas nuvens no Estado, sobre o qual atua um intenso sistema de alta pressão. Não há previsão de chuva. As temperaturas variam entre 6 °C e 26 °C na região Serrana e vão de 9 °C a 32 °C nas demais regiões.
 
No domingo (04), algumas áreas de instabilidade avançam do mar para o Estado. Há expectativa de chuva rápida e fraca entre a madrugada e a manhã na Grande Vitória e na região Nordeste, mas o sol predomina. Nas regiões Noroeste, Norte e Serrana, assim como na microrregião de Alfredo Chaves (região Sul), sol na maior parte do tempo e chuva rápida ocasional. Poucas nuvens se formam sobre as demais áreas da região Sul, sem provocar chuva. As temperaturas variam entre 9 °C e 26 °C na região Serrana e entre 11 °C e 32 °C nas demais regiões.

Pontos moeda