Geral

Números de acessos crescem 212%, um ano após lançamento da versão mobile do Folha Vitória

Lançada há um ano, versão mobile do Folha Vitória é aprovada por especialistas em comunicação Foto: Folha Vitória

Trabalhando para se aproximar cada vez mais dos leitores, e garantir acesso gratuito às notícias, independente do local onde os internautas se encontrem, há um ano o Folha Vitória lançou sua versão mobile. Como prova de sua consolidação no mercado, a nova ferramenta trouxe crescimento de 212% no número de acessos ao jornal online.

Ainda que os navegadores de dispositivos móveis permitam a reprodução de conteúdo da versão normal do jornal online, o especialista em mídias digitais e sócio-diretor da Knowledge Media - KM, Fernando Mendes, destaca a importância de uma versão específica para esses aparelhos. Isso porque a versão desktop é planejada para monitores maiores, e o mobile diferencia a experiência de uso do visitante.

“Não tem como falarmos de produção e consumo de notícias atualmente sem falarmos em plataformas mobile. Hoje não tem como falar em sites sem falarmos em design responsivo, ou seja, que seu layout se adapte automaticamente a cada plataforma por onde é acessado”, explica.

Ele também destaca características essenciais para este tipo de versão, e que garantem o sucesso do Folha Vitória. “O principal é a navegabilidade e possibilidade de adaptação para os mais diversos tamanhos de tala. Outro ponto importante é não ter anúncios demais, que possam dificultar os cliques ou navegações”, ressalta.

A versão mobile também faz diferença na rotina diária de diversos profissionais, sobretudo, daqueles ligados à área da comunicação e mídia, que precisam acessar às notícias de forma rápida. Veja o que esses especialistas falam sobre a tecnologia mobile do Folha Vitória:

Raphael Marques (Gerente de Imprensa do Governo do Estado) - “É muito bom saber que um veículo de comunicação local, há um ano, disponibiliza um serviço tão importante como esse nos dias de hoje, em que precisamos estar conectados e informados 24 horas. A cada dia cresce o número de pessoas que utilizam smartphones para acessar a internet, e espero que o Folha Vitória continue acompanhando esses avanços tecnológicos, para atender a demanda de uma sociedade, que tende a ser cada vez mais exigente”.

Ana Paula Garcia (Assessora de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo) - “Smartphones e tablets revolucionaram a maneira como as pessoas acessam a internet. Graças à facilidade de acesso móvel e à praticidade de entrar em sites pelo celular e pelo tablet, cada vez mais pessoas usam quase exclusivamente estes aparelhos para ficar online. A versão mobile do Folha Vitória ingressou com força total neste meio e só vem a contribuir com os consumidores de notícias e informações de uma forma geral. Aproveito para destacar a organização do conteúdo, bem como as imagens, que estão bem dimensionadas, sendo exibidas na proporção exata. Parabéns pela iniciativa que foi personalizada para cada um de nós, usuários, nos deixando a sensação de ter sido feito sob medida! Um espetáculo. Impossível não acessar”.

Emanuela da Cruz Lobato (Secretária de Comunicação da Prefeitura de Cariacica) - “Esse novo ambiente digital é o que o jornalismo capixaba precisava. Reforça a importância e o espaço que o Folha Vitoria conquistou no Espírito Santo. Parabéns a toda equipe que sempre impulsiona a Rede Vitória para o novo”.

Pontos moeda