Geral

O horário do casamento pode definir o cardápio

O horário do casamento pode definir o cardápio Foto: Divulgação

Almoço, coquetel ou jantar? Muitas vezes, quando os noivos começam a pensar na festa de casamento, uma das primeiras dúvidas que surgem dizem respeito ao cardápio que será oferecido – até porque, em via de regra, essa escolha tem papel fundamental no custo do evento. O que pouca gente sabe é que essa dúvida pode acabar com outra definição, bem mais simples: o horário da cerimônia. É isso mesmo! É ela quem determina o melhor menu da recepção.

Para casamentos realizados até 10 horas, o casal pode oferecer um bom café da manhã com serviço americano – ou seja, os próprios convidados se servem –, ou até mesmo um brunch, palavra em inglês que significa a mistura do café da manhã (breakfast) e almoço (lunch).

O brunch tem um cardápio mais variado e dentre os itens que podem fazer parte do cardápio estão quiches, panquecas, suflês, tortas, crepes, pães para comer com pastas, pastéis assados, muffins, salada de frutas e cupcakes. Esse é um tipo de festa que pode se estender até o meio da tarde (por volta das 15 horas).

Para as cerimônias realizadas após as 11 horas, o ideal é oferecer um almoço, que tanto pode ser uma refeição leve – salada, prato quente e o bolo –, churrasco ou um cardápio mais elaborado e formal, com coquetel, entrada, prato principal, sobremesa e bolo.

Uma sugestão bem charmosa – e ainda pouco usual por aqui – pode ser utilizada pelos casais que optaram por casar à tarde: um delicioso chá, que pode, inclusive, ser oferecido no próprio salão da igreja. A dica de decoração também é supersimples, porém funcional. Forre uma mesa grande com uma bela toalha e sirva pequenos sanduíches, docinhos, chá e bolo. Caso a data esteja marcada para a primavera ou verão, troque o chá por sucos de frutas e chás gelados. Caso a ideia do chá não agrade, esse horário também é apropriado para o Bolo com Champanhe. E uma terceira opção é o coquetel. Ofereça variadas bebidas, acompanhadas de canapés e salgadinhos antes do bolo.

Para as festas noturnas, o mais correto é servir um jantar, embora o coquetel com prato quente possa, perfeitamente, substituí-lo no caso de uma recepção mais simples ou informal. Um jantar de casamento completo é composto pelos seguintes itens: aperitivos (canapés), salgados (fritos e assados), entrada, prato de massa, prato principal, bebidas, sobremesa, bolo e mesa de café. Caso prefira lançar mão de um modelo mais compacto, seu jantar deve ter aperitivos, salgados, entrada, prato principal, bebidas e bolo.

Pontos moeda