Obras no Galeão começam na próxima semana, diz consórcio

Geral

Obras no Galeão começam na próxima semana, diz consórcio

Também estão previstas pelo consórcio, melhorias nos banheiros, câmeras de segurança, novos restaurantes e reformas em telhados e pisos danificados

Rio - As primeiras intervenções no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, vão começar na próxima semana, de acordo com a nova concessionária do terminal, batizada de Aeroporto Rio de Janeiro. A empresa teve aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a maior parte do Plano de Ações Imediatas (PAI), que prevê a mudança na sinalização e iluminação dos terminais, além de instalação de pontos de energia nas salas de embarque. O consórcio tem prazo de 30 dias para concluir as obras.

Parte do plano, entretanto, foi rejeitada pela agência, que ofereceu mais 20 dias para que o consórcio apresente novas informações sobre os itens. Foram questionados pela Anac os dados referentes à manutenção de equipamentos como elevadores e escadas rolantes, além de infraestrutura de tecnologia da informação.

Também estão previstas pelo consórcio, formado pelas empresas Odebrecht Transport, Changi Airports e Infraero, melhorias nos banheiros, câmeras de segurança, novos restaurantes, e reformas em telhados e pisos danificados. A previsão é que esses itens sejam concluídos somente nos próximos quatro meses, quando será iniciada a fase de transição na operação dos aeroportos. Até hoje, o terminal ainda é operado pela Infraero, mas com acompanhamento dos futuros operadores.

As principais obras, entretanto, só serão concluídas até 2016, na expectativa para os Jogos Olímpicos do Rio. A concessionária já recebeu as licenças e liberação para as obras, que vão movimentar R$ 2 bilhões em investimentos. Serão implantadas novas 26 pontes de embarque e 68 pontos de check-in. Também estão previstas as ampliações do estacionamento e um novo saguão de embarque, próximo ao terminal 2.