Geral

Cartão Reconstrução: veja a lista das mais de 6,5 mil famílias beneficiadas no Estado

Após os prejuízos com as chuvas de dezembro de 2013 em diversas regiões do Estado, mais de 6.500 famílias do Espírito Santo vão ter acesso ao Cartão Reconstrução do Governo do Estado.

Os moradores tiveram que fazer uma solicitação à Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh). A lista com os beneficiários selecionados e as regiões atendidas foi divulgada e já pode ser consultada. Confira a lista completa:

De acordo com a coordenadora da Seadh, Clarisse Romeiro Campos, para receber o benefício, a família deve ter uma renda mensal de até três salários mínimos, ser cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter um laudo da Defesa Civil atestando que ela sofreu perdas.

Os 55 municípios que declararam situação de emergência por conta das fortes chuvas tiveram o prazo inicial até 31 de janeiro para solicitarem à secretaria o Cartão Reconstrução ES. A data foi prorrogada até 28 de fevereiro.  

A expectativa é de que o número de beneficiários aumente para 8 mil até o final do mês de junho.  

Ainda segundo a coordenadora, as famílias vão até a secretaria assinar um termo de compromisso e, em seguida, são encaminhadas até uma agência do Banestes para desbloquear o cartão. Depois de receber o benefício, a pessoa tem o prazo de até seis meses para utilizar o valor. Se isso não for feito, após esse período, o dinheiro retorna para o Governo.  

Cartão Reconstrução

O cartão foi criado pelo Governo para beneficiar quem sofreu perdas devido às enchentes ou deslizamentos ocorridos no Estado nos últimos dias do ano de 2013. Ele funciona como um cartão de débito Banescard e já vem com o valor liberado de R$ 2,5 mil para aquisição de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção em lojas credenciadas na rede Banescard ou Cielo.

Chuva no ES

As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo, no final do ano passado, afetaram 90% da população de 55 municípios, segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros. 

Mais de 13 mil cestas básicas, 5 mil kits dormitórios e 335 mil litros de água foram enviados às regiões mais atingidas. Além disso, mais de um milhão de reais foram doados em conta bancária da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros para ajudar as vítimas das chuvas.Clique aqui para acessar o relatório completo.

Sobre o efetivo geral, os bombeiros informaram que 1.581 homens atuaram diretamente nos trabalhos de resgate e auxílio das vítimas das enchentes. Também foram utilizados dois cães farejadores, três aviões, 54 embarcações, 114 viaturas, nove helicópteros e quatro estações de rádio.

A TV Vitória também entrou na corrente da solidariedade para ajudar as vítimas das chuvas em todo o Estado. A parceria com a Cruz Vermelha, na Praça do Papa, arrecadou mais de duas toneladas de donativos.

Pontos moeda