Geral

Técnicas ajudam mães com dificuldade de amamentar

Enfermeiras ensinam as mães a forma certa de amamentar Foto: TV Vitória

Mãe de primeira viagem, Anna Carolina Simonassi deu a luz a Bernardo há quatro dias. Mas junto com a alegria do nascimento veio a preocupação de amamentar. Isso porque o bebê tem dificuldades para pegar a mama. Ela então recorreu ao banco de leite do Hospital da Polícia Militar (HPM) em Vitória. Lá ela recebeu instruções que a ajudaram nessa etapa.

“É uma experiência nova. Eu tenho um histórico também de cirurgia de mamoplastia, e isso também dificulta. Por isso a gente busca orientação. A gente também fica muito feliz com o resultado”, afirma Anna Carolina.

De acordo com a sargento Andréia Vitória, técnica de enfermagem do hospital, muitas vezes a posição pode ajudar na hora da amamentação. “A mãe tem que segurar o bebê um pouco abaixo da cabeça e fazer uma pega por baixo do seio para a criança conseguir alcançar o bico do peito”, explicou.
Anna Carolina é apenas uma das mães que procuram o banco de leite do HPM com dificuldades para amamentar. Por dia passam em média 12 mulheres com problemas semelhantes. A gerente de loja Carina Teodoro sofre porque Felipe, com 24 dias, mama com muita força e a deixa machucada. “Ele puxa muito e isso está ferindo o meu seio e dói muito. Eu chego a amamentar de madrugada chorando”, contou.

A partir da primeira dificuldade é bom ter atenção. Segundo a enfermeira do banco de leite, tenente Sonia Bandeira, o problema que muitas vezes é fácil de ser resolvido pode ficar complicado e impedir a amamentação. “Se a mãe não tiver uma ajuda a tempo, ela não consegue mesmo. A mama pode ficar muito cheia e se a criança pega só o bico, o seio pode rachar e a mãe sentir muita dor. Junto com isso vem um processo de inflamação, que pode ocorrer”, afirmou.

Além do problema na pega, outros como inflamações, baixa produção, mama empedrada e fissuras provocadas por fungos são os mais comuns que aparecem todos os dias no banco de leite. Cerca de 80% deles tem solução e podem significar a conquista do maior gesto de aproximação entre mãe e filho.

Programas especiais para bebês 

Em Vitória, os bebês cujas mães não podem amamentar recebem cuidados especiais de dois programas municipais: o Fórmulas Especiais na Primeira Infância (Promafe) e o de Atendimento a Crianças Impossibilitadas de Aleitamento Materno (Prociam). De acordo com a Secretaria de Saúde (Semus) da Capital, responsável pelo desenvolvimento das iniciativas, os programas atendem crianças em fase de aleitamento materno que estão impossibilitadas, por qualquer motivo, de serem amamentadas.

Cerca de 20 litros de leite materno são doados por dia

Uma média de 20 litros de leite materno por dia é doada às mães que não conseguem amamentar e procuram ajuda no Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado no bairro Bento Ferreira, em Vitória. Além das mulheres militares ou dependentes, o hospital atende todas as mães que têm dúvidas para amamentar o bebê.

Bancos de Leite materno precisam de doações

A doação do leite materno é de extrema importância, principalmente para os bebês que estão na UTI NeoNatal. Muitos dos que ficam nesse setor pesam menos de 1 kg e só se alimentam por meio de sonda. A doação do leite faz com que as chances de sobrevivência deles aumentem cerca de 80%. Porém, na Semana Mundial do Aleitamento Materno, as geladeiras e os freezers do estoque do Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Vitória não têm o que comemorar. A quantidade que o banco possui atualmente é apenas suficiente para duas semanas

Saiba onde doar:

Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Endereço: Rua Dr. Jones Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória - ES
Telefone: (27) 3322.0074 / (27) 3212.7200
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar
Endereço: Rua Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória - ES
Telefone: (27) 3636-6568
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Dr. Dório Silva
Endereço: Avenida Eudes Scherrer s/nº, Laranjeiras, Serra - ES
Telefone: (27) 3138.8905 - (27) 3328.3611
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: R Manoel Braga Machado nº 9, 2º andar, Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim - ES
Telefone: (28) 3521.7045 / (28) 3526.6166 ramal 199

Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM
Endereço: Av. Marechal Campos, Maruipe, Vitória - ES
Telefone: (27) 3335.7377
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Infantil de Vila Velha
Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3380.9493

Banco de Leite do Hospital São José
Endereço: Colatina - ES
Telefone: (27) 3722.4977

Pontos moeda