Geral

Após acidente, Amtrak modificará sistema que evita excesso de velocidade

Redação Folha Vitória

Nova York - O Departamento de Ferrovias dos Estados Unidos (FRA) obrigou a Amtrak a modificar o seu sistema de frenagem automática para evitar que mais trens descarrilem devido à velocidade acima do permitido em curvas. A decisão ocorre após acidente com um trem na terça-feira, que vitimou oito pessoas. A informação é de uma fonte com conhecimento direto da questão.

Os circuitos de segurança são utilizados pela Amtrak e por outras empresas há décadas, e disparam um alarme na cabine do maquinista quando o trem excede o limite de velocidade. O mecanismo também podem pode cortar a energia do transporte, caso este não desacelere para evitar acidentes. Instrumentos do tipo não estão presentes em trens que seguem em direção ao norte dos Estados Unidos na linha férrea em que o trem regional 188 descarrilou, na Filadélfia.

De acordo com o integrante do Conselho Nacional de Segurança em Transportes, Robert Sumwalt, esse dispositivo teria prevenido o acidente com o Amtrak. Em entrevista à CNN na sexta-feira, a dirigente interina da FRA, Sarah Feinberg, disse que ordenará a instalação do mecanismo de segurança na Filadélfia antes que os trens voltem a circular na linha. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda