• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Após longa estiagem, Espírito Santo terá tempo chuvoso nos próximos 10 anos

Geral

Após longa estiagem, Espírito Santo terá tempo chuvoso nos próximos 10 anos

Climatologista Luiz Carlos Molion adianta que o volume de chuva no Norte do ES será cerca de 20% maior que no Sul. A dinâmica climatológica do Estado será debatida em um evento

O volume de chuva no Norte do ES será cerca de 20% maior que no Sul. Foto: Divulgação

As estimativas climáticas para os próximos anos passam longe da seca que atingiu o Estado nos últimos meses. De acordo com o climatologista e professor José Carlos Molion, a tendência é que se repita o cenário da década de 60, no qual o volume de chuva no Norte do estado era de 10% a 20% maior que no Sul. A Dinâmica climatológica no Estado do Espírito Santo é um dos assuntos que serão apresentados pelo professor no próximo dia 15, durante o Fórum Recursos Hídricos e Adversidades Climáticas, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES).

Para Molion, que também é PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas e representante dos países sul-americanos na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM), vivemos um ciclo alternante de períodos quentes e frios, que independem da ação do homem, ou seja, o ser humano e suas emissões são incapazes de causar aquecimento global.

O ser humano não pode modificar o clima global. A fonte primária de energia é o Sol. Portanto, a variabilidade na produção de energia solar é um dos principais controladores do clima global. Outro controlador do clima global são os oceanos, que têm uma grande capacidade térmica e muito calor armazenado e que cobrem 71% da superfície do planeta. A atmosfera terrestre é aquecida por baixo, o ar se aquece/resfria em contato com a superfície, explica.

O evento é realizado pelo Crea-ES, em conjunto com a Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro). 

Serviço:

Fórum Recursos Hídricos e Adversidades Climáticas

Dia: 15 de maio

Hora: das 8h às 17h

Local: auditório do Crea-ES (Av. César Hilal, nº 700 / 1º andar - Ed. Yung - Bento Ferreira, Vitoria).