• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

China fará reparos em estrada no Nepal para levar ajuda

Geral

China fará reparos em estrada no Nepal para levar ajuda

Pequim e Katmandu - Oficiais paramilitares chineses entraram no Nepal este domingo para ajudar a reparar a estrada que liga os dois países no momento em que Pequim aumenta os esforços humanitários no país vizinho

Cerca de 500 homens foram enviados para fazer consertos num trecho da estrada de 943 quilômetros que liga Katmandu, capital do Nepal, à cidade de Lhasa, no Tibete.

A chegada de ajuda por meio de aviões foi prejudicada por danos na pista que forçaram autoridades a fechar o principal aeroporto do Nepal neste domingo e impedir a aterrissagem de grandes aeronaves. Apesar disso, oficiais das Nações Unidas disseram que a situação logística em geral estava melhorando.

Neste sábado, a chefe de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), Valerie Amos, se encontrou com primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala. Ela pediu que o governo garantisse que a chegada de ajuda com agilidade.

Algumas organizações internacionais de ajuda tem reclamado de dificuldades para levar suprimentos até o país. "O governo nepalês queria taxá-los como bens comuns", disse Orla Fagan, do escritório de coordenação humanitária das Nações Unidas.

Apesar do problema, o coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Nepal, Jamie McGoldrick, disse que os gargalos na chegada de ajuda estavam lentamente desaparecendo. "Acredito que existe o problema, mas ele está diminuindo", afirmou, acrescentando que o governo nepalês reduziu impedimentos burocráticos para a chegada de ajuda depois de reclamações da ONU. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.