Geral

China: líder do partido governista de Taiwan visita o continente

Redação Folha Vitória

Xangai - O presidente do governista Partido Nacionalista, de Taiwan, disse neste domingo que cooperação entre a China continental e a região insular é um tema de grande importância. Eric Chu fez declarações antes de um esperado encontro entre ele e o presidente chinês Xi Jinping, parte de um longo processo de reaproximação entre antigos inimigos.

"Relações estreitas são algo que precisamos enfrentar", disse Eric Chu, líder dos nacionalistas do partido Kuomintang. "O século 21 é de cooperação, não de confronto", afirmou. "Precisamos ter uma atitude saudável e positiva", acrescentou.

Chu é um provável candidato para a presidência de Taiwan na eleição do próximo ano. Ele falou durante a cerimônia de abertura de um fórum econômico e cultural de Xangai.

O líder do Kuomintang, que assumiu em janeiro, deve se encontrar com o presidente Xi Jinping em Pequim na segunda-feira. Ele é o terceiro presidente dos nacionalistas de Taiwan a visitar o continente e o primeiro desde 2009. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda