Geral

Chuva eleva nível de todos os principais reservatórios de SP

Redação Folha Vitória

São Paulo - A chuva elevou o nível de todos os principais reservatórios que abastecem o Estado de São Paulo. O Cantareira, que atende 5,4 milhões de pessoas, teve aumento pelo segundo dia consecutivo e atingiu 19,8% de sua capacidade. É o que mostram os dados divulgados nesta terça-feira, 12, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Anterior a estes dois dias de aumento, a última vez que o Cantareira havia registrado melhora foi no dia 21 de abril. Na ocasião, o nível do manancial estava em 20,1%. Desde então, houve perdas de água represada sucessivas nos dias 28 e 30 de abril, 2, 4 e 8 de maio.

Segundo o cálculo que considera o volume negativa da represa, que passou a ser divulgado pela Sabesp em abril após ordem da Justiça, o nível está em -9,5%. Pelo terceiro índice, o manancial opera com 15,3% de sua capacidade. No terceiro conceito, o volume armazenado é dividido pelo volume útil somado às duas cotas da reserva técnica.

Outros sistemas

Todos os sistemas registraram melhora nesta terça. O maior aumento de volume é observado no sistema Alto Cotia, que subiu 0,9% e atinge 67,5% de sua capacidade. O Guarapiranga subiu 0,6 e está com 82,4%. Rio Grande tem 96% - 0,4% a mais do que no dia anterior. Rio Claro (53,5%) e Alto Tietê (23%) também registraram melhora.

Pontos moeda