Geral

Líder do Parlamento grego elogia presidente alemão sobre reparações de guerra

Redação Folha Vitória

- Atenas, 03/05/2015 - O presidente do Parlamento da Grécia, Zoi Constantopoulou, elogiou o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, por comentários sobre uma possível mudança na reparação aos gregos pelos prejuízos causados durante a Segunda Guerra Mundial.

Em uma entrevista publicada pelo jornal Suddeutsche Zeitung, o presidente alemão afirmou que uma revisão na reparação seria "de importância histórica". "É a coisa certa a fazer, para um país com consciência histórica como o nosso, considerar quais possibilidades podem haver para uma reparação", comentou o chefe de Estado alemão.

O líder do Parlamento da Grécia apontou que a declaração de Gauck foi publicada na sexta-feira (01), aniversário da execução em massa de resistentes gregos pela forças de ocupação da Alemanha, em 1944. Para Constantopoulou, isso seria uma forma de demonstrar apoio ao esforço grego de buscar reparações pelos prejuízos causados pela guerra.

Em meio à atual crise econômica, o novo governo grego, controlado pelo partido de esquerda Syriza, estimou em 278,7 bilhões de euros as reparações que seriam devidas pelos alemães. Apesar das declarações amistosas de Gauck, a posição oficial da Alemanha é que o assunto das reparações com a Grécia está encerrado. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda