Geral

Novas regras para instalação de outdoor devem acabar com poluição visual em Vila Velha

Placas, outdoors, painéis, letreiros, além de faixas e cartazes estão incluídos nas novas regras e serão autorizados se respeitarem as condições de mobilidade sem prejudicarem a visibilidade

Deecreto regulamenta novas regras para divulgação de publicidade nas ruas de Vila Velha Foto: TV Vitória

A Prefeitura de Vila Velha publicou, nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial um decreto que regulamenta a veiculação de publicidade nas ruas do município. O documento define normas para instalação e distribuição de anúncios e abrange tanto áreas públicas quanto privadas.

Placas, outdoors, painéis, letreiros, além de faixas e cartazes estão incluídos nas novas regras e serão autorizados se respeitarem as condições de mobilidade sem prejudicarem a visibilidade de bens de valor histórico e cultural, ambientais e paisagísticos. O decreto entrou em vigor na última quinta-feira (30)

Para o prefeito do município, Rodney Miranda, "a regulamentação dos pontos de publicidade vai deixar a cidade mais limpa e com o seu patrimônio histórico e cultural valorizado diante do mundo de informações que existem no ambiente urbano”.

Quem descumprir a regulamentação será notificado e terá um prazo de 30 dias para se adequar às novas regras. Caso contrário, o responsável estará sujeito à multa.

Regras

O decreto estabeleceu zonas de exclusão, em que não será autorizada a instalação e manutenção de tabuleta ou outdoor, painel e multimídia, como a área ao norte da Avenida Castelo Branco, o sítio histórico da Prainha, monumentos naturais e construções de patrimônio cultural, áreas a 40 metros de pontes, viadutos, túneis e passarelas, na orla, entre outras.

Para obter autorização, o interessado em instalar qualquer modalidade de anúncio listada no decreto, deverá preencher o requerimento e entregá-lo à Coordenação de Fiscalização de Posturas, que ficará responsável por remeter o documento às secretarias competentes para análise. A autorização terá validade de um ano, podendo ser renovada por igual período.

Pontos moeda