Geral

Novo barco é encontrado no mar, durante crise de refugiados no Sudeste Asiático

Redação Folha Vitória

LANGKAWI, Malásia - Mais um barco, com 500 muçulmanos Rohingya e também cidadãos de Bangladesh, foi encontrado perto da costa da Malásia nesta quarta-feira, segundo um ativista e autoridades. O fato acontece enquanto a comunidade internacional tem pedido aos governos do Sudeste Asiático que abram suas fronteiras e reforcem as operações de resgate para lidar com a situação.

Acredita-se que milhares de imigrantes estejam presos no mar, com pouca ou nenhuma água. A Malásia já aceitou mais de mil refugiados desde o domingo, mas não está claro se aceitará também os que estão nesse novo barco. A Indonésia, que já abrigou 600 refugiados, recusou-se a receber outro barco nesta semana.

O Sudeste Asiático, que durante anos tentou ignorar o sofrimento dos muçulmanos Rohingya de Mianmar, agora se vê em meio a uma crise humanitária. Nos últimos três anos, mais de 100 mil membros dessa minoria muçulmana partiram em navios, temendo a perseguição, segundo a agência da Organização das Nações Unidas para refugiados.

Os muçulmanos desse grupo não têm direito a cidadania, pela lei de Mianmar. Durante anos, eles sofreram com ataques dos militares e de budistas extremistas. Têm pouco acesso à educação ou à saúde e não podem se movimentar livremente. Cada vez mais ao longo dos últimos anos, os Rohingya têm entrado em barcos e buscado refúgio em Bangladesh e em outras nações, tentando fugir da pobreza. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda