Geral

Novo presidente da Nigéria assume e promete enfrentar Boko Haram

Redação Folha Vitória

Abuja - O novo presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, foi empossado nesta sexta-feira e prometeu lutar contra o Boko Haram. Segundo ele, a luta contra os extremistas islâmicos não será vencida até que sejam recuperadas centenas de garotas sequestradas no ano passado e outras vítimas capturadas.

Buhari recebeu um sinal de apoio dos Estados Unidos, que indicou estar preparado para ampliar a ajuda militar aos nigerianos. A posse se tornou uma celebração nacional, após Buhari se tornar o primeiro candidato a derrotar o presidente em exercício desde o fim do regime militar, em 1999. A Nigéria é o país mais populoso, o maior produtor de petróleo e a maior economia da África.

Também enfrenta, porém, o conflito mais mortífero no continente, contra o Boko Haram. Essa luta já deixou mais de 13 mil mortos e forçou 1,5 milhão de pessoas a deixar suas casas. Os militares libertaram centenas de mulheres e crianças capturadas nas últimas semanas, mas não há notícias sobre as estudantes capturadas no ano passado, um caso que chocou o mundo.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, foi a primeira autoridade a se reunir com o novo líder nigeriano após a posse. Aos 72 anos, Buhari comprometeu-se a combater violações aos direitos humanos entre os militares nigerianos, abusos que têm impedido uma cooperação militar maior entre o país e os EUA e o Reino Unido. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda