Obama diz que países do Golfo veem acordo nuclear com Irã como positivo

Geral

Obama diz que países do Golfo veem acordo nuclear com Irã como positivo

Redação Folha Vitória

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que os países do Golfo Pérsico concordam que um acordo nuclear com o Irã é de interesse para a segurança da comunidade internacional. Obama disse que esse grupo de países acabará podendo lidar com o Irã política e diplomaticamente, "a partir de uma posição de confiança e força", e um acordo com Teerã não deixará essas nações mais vulneráveis.

As declarações foram dadas após uma reunião entre Obama e líderes do Conselho para a Cooperação do Golfo, grupo formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. O presidente norte-americano "garantiu" às lideranças árabes que o objetivo de um acordo com Teerã é impedir que o Irã possua armas nucleares.

Obama afirmou que os EUA estarão ao lado de seus parceiros do Conselho para a Cooperação do Golfo, no caso de qualquer agressão externa. Segundo ele, o aumento da cooperação não tem como objetivo piorar as tensões com os iranianos. Obama disse ainda esperar que a região do Golfo alcance "o tipo de paz e boa vizinhança com o Irã que eu acho que muitos países querem ver".

O presidente dos EUA disse que também foram discutidos outros temas no encontro, como as crises na Síria e no Iêmen e o grupo extremista Estado Islâmico. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.