Geral

Obama diz que países do Golfo veem acordo nuclear com Irã como positivo

Redação Folha Vitória

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que os países do Golfo Pérsico concordam que um acordo nuclear com o Irã é de interesse para a segurança da comunidade internacional. Obama disse que esse grupo de países acabará podendo lidar com o Irã política e diplomaticamente, "a partir de uma posição de confiança e força", e um acordo com Teerã não deixará essas nações mais vulneráveis.

As declarações foram dadas após uma reunião entre Obama e líderes do Conselho para a Cooperação do Golfo, grupo formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. O presidente norte-americano "garantiu" às lideranças árabes que o objetivo de um acordo com Teerã é impedir que o Irã possua armas nucleares.

Obama afirmou que os EUA estarão ao lado de seus parceiros do Conselho para a Cooperação do Golfo, no caso de qualquer agressão externa. Segundo ele, o aumento da cooperação não tem como objetivo piorar as tensões com os iranianos. Obama disse ainda esperar que a região do Golfo alcance "o tipo de paz e boa vizinhança com o Irã que eu acho que muitos países querem ver".

O presidente dos EUA disse que também foram discutidos outros temas no encontro, como as crises na Síria e no Iêmen e o grupo extremista Estado Islâmico. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Pontos moeda