Obama inicia cúpula com países do Golfo para discutir acordo nuclear com Irã

Geral

Obama inicia cúpula com países do Golfo para discutir acordo nuclear com Irã

Redação Folha Vitória

Camp David, Maryland - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os líderes dos seis países do Golfo

se reuniram nesta quinta-feira em Camp David, situado a 100 km de Washington, em um esforço para amenizar as tensões provocados pelo acordo nuclear que os EUA e cinco potências mundiais têm tentado chegar com o Irã.

A Cúpula entre os EUA e o Conselho de Cooperação do Golfo tem como intuito tranquilizar os países árabes sunitas. Para isto, Obama deve dar garantias que mesmo que o acordo seja feito, os EUA irão continuar atentos às atividades nucleares de Teerã, oferecendo segurança.

Nesta reunião, é esperado que o presidente dos EUA ofereça mais assistência militar, incluindo aumento nos exercícios em conjunto e coordenação em relação aos sistemas de mísseis.

Obama e os líderes da Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Bahrein iniciaram suas conversas com um jantar privado ontem à noite na Casa Branca.

O rei Salman da Arábia Saudita cancelou sua ida na última hora, mas enviou o príncipe Mohammed bin Nayef e o vice-príncipe Mohammed bin Salman, que realizaram uma reunião separada juntamente com Obama, antes dos demais líderes chegarem.

A cúpula do Golfo acontece em meio as negociações entre os EUA e cinco potências para tentarem chegar a um acordo nuclear com o Irã, previsto para encerrar em junho, em troca de alívio nas sanções internacionais. Os países do Golfo temem que uma flexibilização ao Irã poderá facilitar a produção de armas nucleares.

Os sauditas também estão bastante preocupados com a situação no Iêmen, onde os rebeldes são apoiados pelo Irã. Por mais de um mês, a coalizão liderada pela Arábia Saudita tem realizado ataques contra os rebeldes. Fonte: Associated Press.