Geral

Ofensiva do Taleban força milhares a fugir de casa no Afeganistão

Redação Folha Vitória

Cabul - Enfrentamentos entre forças do governo e insurgentes do Taleban no norte do Afeganistão já forçaram milhares de pessoas a deixar suas casas. Cerca de 2 mil famílias foram deslocadas desde que o Taleban lançou um ataque surpresa próximo à cidade de Kunduz há nove dias, disse Meher Khuda Sabar, um funcionário do Ministério de Refugiados e Repatriação.

De acordo com Sabar, as pessoas tem fugido para a área urbana, saindo de regiões próximas. Muitos dos deslocados estão vivendo com familiares.

O ataque surpresa e a aparente falha das autoridades em detectar a chegada de insurgentes com antecedência levantaram preocupações sobre a habilidade do governo afegão de garantir a segurança no país depois da conclusão formal da missão de combate liderada pelos Estados Unidos.

Passados mais de seis meses desde que o presidente Ashraf Ghani assumiu, o Afeganistão ainda não tem um ministro da Defesa, enquanto a situação de segurança se deteriorou rapidamente.

Depois do ataque surpresa, os militares afegãos correram para reforçar a segurança em Kunduz. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirmou que tinha tropas na área em uma área de treinamento (limite do mandato de sua missão de apoio)que envolve 13 mil soldados. Segundo o General de brigada Wilson Shoffner, porta-voz da missão, jatos sobrevoaram sobre as posições de insurgentes recentemente, mas não dispararam munição. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda