Geral

Presidente da Polônia perde primeiro turno eleitoral

Redação Folha Vitória

Varsóvia - Em uma das maiores surpresas políticas da Polônia nos últimos anos, o presidente Bronislaw Komorowski perdeu o primeiro turno das eleições nacionais para um membro do Parlamento relativamente desconhecido.

A derrota do dissidente da era comunista, que nas pesquisas aparecia como um dos líderes mais confiáveis da nação, é um indício de que as eleições parlamentares dos próximos meses poderiam ser imprevisíveis. O resultado poderia indicar um possível retorno ao poder do Lei e Justiça, um partido de direita que respaldou o candidato vencedor do domingo, Andzej Duda. O Lei e Justiça adota uma atitude mais contenciosa com a União Europeia e com a vizinha Alemanha que o governista Plataforma Cívica.

Haverá um segundo turno em duas semanas, em 24 de maio, para definir o vencedor. No primeiro turno, realizado no domingo, Duda ficou com 34,8%, enquanto Komorowski obteve 33,8% dos votos. Antes, as pesquisas esperavam uma vitória do presidente no primeiro turno. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda