Geral

Presidente de Burundi adia eleições parlamentares em uma semana

Redação Folha Vitória

Bujumbura, Burundi - O presidente de Burundi, Pierre Nkurunziza, adiou as eleições parlamentares em uma semana, de 26 de maio para 5 de junho, em meio aos protestos que o país enfrenta contra a proposta do presidente de entrar em seu terceiro mandato.

A decisão da Nkurunziza para atrasar as eleições veio seguida de solicitações da comissão eleitoral, de políticos da oposição e da comunidade internacional.

O adiamento veio após um golpe de Estado fracassado na semana passada, desencadeado pelas semanas de protestos violentos.

Nesta quarta-feira, a polícia voltou às ruas contra as manifestações violentas. Ao menos 15 pessoas já morreram desde o início dos protestos, há três semanas, quando o partido do presidente anunciou que ele seria candidato ao seu terceiro mandato. De acordo com a Constituição do país, um candidato pode ser eleito apenas duas vezes pelo povo. No entanto, Nkurunziza alega que sua primeira vitória foi dada pelo Parlamento, por isso pode concorrer novamente. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda