Geral

Aproveite a Semana Mundial do Meio Ambiente e conheça projetos de conscientização no ES

No Estado do Espírito Santo, diversos projetos levam à população uma nova visão sobre aspectos ambientais pouco observados

A proposta desse período é alertar para a preservação e a conscientização ambiental Foto: Divulgação

De 30 de maio a 5 de junho é celebrada a Semana Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972, pela Conferência das Nações Unidas, mas passou a ser comemorada no Brasil somente a partir de 1981. A proposta desse período é alertar os cidadãos e os governantes para a preservação e a conscientização ambiental.

No Estado do Espírito Santo, diversos projetos levam à população uma nova visão sobre aspectos ambientais pouco observados. São ações que começaram de uma maneira simples e, algumas delas, já atingiram proporções nacionais e até internacionais. Outros projetos ainda estão no início, mas já visam abranger números significantes.

Conheça alguns desses institutos e projetos:

Projeto Tamar
Com o nome composto pelas primeiras sílabas das palavras Tartaruga e Marinha, o Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das principais ações de conservação e preservação desses animais, que consiste em monitoramento e cadastro das tartarugas, acompanhamento na desova das fêmeas e soltura dos filhotes recém-nascidos no mar. Presente em grande parte do litoral brasileiro, no Espírito Santo existem cinco postos de preservação, que são em Guriri, município de São Mateus; Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência, em Linhares e na Enseada do Suá, em Vitória. O projeto ainda conta com um programa de visitação. Na capital, o projeto está no seguinte endereço:

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A
Fone: (27) 3225-3787
E-mail: [email protected]
De terça-feria a domingo, das 8:30 às 17:00 horas.

Instituto Últimos Refúgios
Estimulando a empatia das pessoas pela natureza, o Instituto Últimos Refúgios produz material fotográfico e audiovisual com valor cultural e artístico, a fim de incentivar a população a adotar novos hábitos de sustentabilidade. Com o lema “As pessoas só protegem o que sabem que existe”, o instituto realiza diversos projetos para difundir o conhecimento sobre a natureza e desenvolve campanhas informacionais sobre o meio ambiente, em veículos de comunicação, como emissoras de televisão e mídias sociais. Um dos projetos mais recentes é o "Lágrimas do Rio Doce", que busca registrar a realidade da fauna, da flora e dos moradores que foram afetados com a tragédia que atingiu o rio que dá nome ao projeto.
Mais informações sobre o instituto podem ser obtidas no site www.ultimosrefugios.org.br

Projeto "Nasce uma Criança, Nasce uma Árvore”
Com a ideia de incentivar a preservação ambiental, a prefeitura de Nova Venécia, região Noroeste do Estado, doa uma muda de árvore para a família de cada criança nascida no município. Além disso, a família é sensibilizada a ficar responsável pelo plantio e cuidados com a planta, que ganha uma plaqueta com o nome da criança, data de nascimento e informações sobre a árvore. Em um mês, já foram plantadas 23 mudas de espécies variadas, como o nim, aroeira, ipê, entre outras. Nesse primeiro momento, a ideia é atender 500 famílias.

Outros projetos acontecem por ocasião do dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo, 5 de junho. Um deles, é a ação ambiental no Morro do Moreno, realizada pela Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Associação Capixaba de Escalada (ACE), no sábado, dia 4. Das 08 horas ao meio dia haverá coleta de micro lixo nas trilhas do local, distribuição de mudas de árvores nativas e a limpeza de pichações nas rochas, que será feita por escaladores profissionais da ACE.

A prefeitura de Viana também está com uma programação especial para essa semana. Palestras, seminário e premiação de um Concurso de Desenho que incentivou a preservação ambiental, acontece de 1º a 03 de junho, em diversos pontos do município. Confira a programação:
01/06 – 9h e 13 horas – CESAN – palestra sobre Saneamento Básico – EMEF Marcílio de Noronha;
02/06 - 10 horas – Premiação do Concurso de Desenhos – CMEI’s – Prefeitura de Viana;
13 horas - Seminário 'O saneamento básico como política pública - monitoramento e controle social', promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Escola Irmã Dulce Lopes Ponte;
03/06 – 9h e 13 horas - CESAN – palestra sobre Saneamento Básico – EMEF Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha.

Pontos moeda