Geral

Forças iraquianas retomam cidade estratégica do Estado Islâmico

Redação Folha Vitória

Bagdá - Forças iraquianas retomaram hoje uma cidade estratégica do Estado Islâmico, localizada na província de Al-Anbar, no Iraque. A equipe, composta por especialistas antiterrorismo, policiais e exército tomaram o controle de Ar-Rutbah após quatro dias de ofensiva.

A área era importante para o Estado Islâmico, uma vez que era a última região próxima da Síria tomada pelos extremistas, distante 160 quilômetros da fronteira. De acordo com o general Yahya Rasool, porta-voz do Comando de Operações Conjuntas, o Estado Islâmico usava a cidade de Ar-Rutbah como base para os combatentes vindos da Síria treinarem.

Para Rasool, o sucesso da operação dependeu do auxílio da população. "As pessoas cooperaram completamente com as forças de segurança, chegando ao nível de apontar onde estariam plantados explosivos e possíveis homens-bomba", disse.

Mesmo perdendo território, o Estado Islâmico vem realizando durante a semana ataques sequenciais em diversos bairros xiitas em Bagdá, capital do Iraque. Quase 200 pessoas já foram mortas.

De acordo com as forças iraquianas, os ataques em regiões fora do controle do Estado Islâmico representam uma tentativa desesperada de compensar as perdas nos campos de batalha. Ao expor falhas de segurança na capital, disseram oficiais dos EUA, os bombardeios visam forças o governo iraquiano a retirar forças das linhas de frente para reforçar Bagdá. Fonte: Dow Jones Newswires

Pontos moeda