Geral

Chupeta eletrônica monitora saúde de crianças e informa pais por aplicativo

O sensor da 'Bubu Digital' se conecta aos dispositivos móveis e envia informações em tempo real sobre a saúde das crianças

Os criadores do projeto trabalham para que a inovação se torne acessível aos brasileiros Foto: Reprodução YouTube

Uma invenção pode revolucionar a vida das famílias. Trata-se da 'Bubu Digital', uma chupeta inteligente composta por um sensor que monitora a saúde das crianças por meio da temperatura e da umidade corporal. As informações são transmitidas aos pais por um aplicativo para dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

O projeto foi desenvolvido por três estudantes de engenharia elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Adjamilton Mendes, Júlio Cézar Coelho e Rychard Guedes, e conquistou como melhor invenção os prêmios Hack Brasil e a etapa nacional da Imagine Cup, competição promovida pela Microsoft.

O principal objetivo dos criadores é tornar viável a chupeta para a sociedade e reduzir a taxa de mortalidade infantil. O aplicativo conta com gráficos, lembretes e permite o compartilhamento de informações com os médicos. 

O Brasil conta com marcas de chupetas que medem a temperatura, mas não existe interação com aplicativos e monitoramento. A 'Bubu Digital' é a primeira a explorar esse tipo de tecnologia no país.

Confira o vídeo promocional do projeto 'Bubu Digital':

O estudante Adjamilton Mendes comemorou a conquista da Imagine Cup nas redes sociais

Pontos moeda